ENSINO

Bibliotecas municipais recebem mais de 2.500 livros para acervo

As bibliotecas municipais estão recebendo nesta semana 2.690 livros através do Programa de Ampliação e Atualização de Acervos das Bibliotecas de Acesso Público, criado em 2011 pela Biblioteca Nacional. Mais de 2 mil livros chegaram em Maringá na última terça-feira (3) para serem incorporados ao acervo da Secretaria de Cultura. O restante será entregue até dia 30 de julho.

Os livros recebidos foram selecionados no Cadastro Nacional de Livros de Baixo Preço pela Gerência de Promoção da Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, que fez todos os trâmites para que as bibliotecas de Maringá pudessem participar do edital. Os livros já começaram a ser preparados pelo setor de processo técnico da gerência de promoção da leitura e, em breve, estarão disponíveis para a população.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, contou que no ano passado a Prefeitura comprou via licitação cerca de 1.700 livros. “Já está em andamento o processo de compra de mais 5.656 livros pela administração municipal com recursos provenientes do Programa de Ampliação e Modernização de Bibliotecas Públicas. Estamos também elaborando edital público para instalação em Maringá 5 pontos de leitura”, explicou.

Biblioteca Central em novo endereço

A Secretaria de Cultura está transferindo todo o acervo da Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, que fica na Avenida XV de Novembro, para um novo imóvel locado pela Prefeitura. A nova Biblioteca Central será instalada em um edifício na avenida Horácio Raccanello Filho, nº 6.090 e será aberta ao público nos próximos dias.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, conta que a mudança já está sendo feita e que o novo imóvel comporta todo o acervo da biblioteca, com mais de 80 mil obras. “Nossos funcionários organizaram tudo para agilizar a mudança e os móveis e livros estão sendo levados para o novo endereço por um caminhão de mudança. O espaço locado é grande o suficiente para receber tudo o que temos no prédio antigo. É um local novo e espaçoso que também vai oferecer mais conforto e acessibilidade para a população”.

A mudança de endereço da biblioteca central foi necessária já que o prédio é antigo e não está de acordo com as novas normas do corpo de Bombeiros e de acessibilidade. “Essa mudança é provisória, porque a administração municipal tomou a decisão de construir uma nova biblioteca, mas ainda é necessário definir o local onde será a obra e o projeto mais adequado”, acrescentou a secretária.

Bibliotecas Municipais

Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto (Centro) – avenida XV de Novembro, nº 514 – Fone: 3901-1111 ou 3901-1794

Biblioteca Municipal Pioneiro Nilo Gravena (Jardim Alvorada) – avenida Sophia Rasgulaeff, nº 693 – Fone: 3901-1747

Biblioteca Municipal Professora Tomires Moreira de Carvalho (Mandacaru) – avenida Mandacaru, nº 317 – Fone: 3901-1763

Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida Cunha Soares (Parque das Palmeiras) – avenida Kakogawa, nº 1.310 – Fone: 3901-1792

Biblioteca Municipal Pioneiro Manoel Pereira Camacho Filho (Vila Operária) – avenida Paissandu, nº 717 – Fone: 3901-1877 ou 3901-1768