EVENTO

Eventos sociais e cursos marcam início das comemorações aos 104 anos da Imigração Japonesa

Iniciando as comemorações aos 104 anos da Imigração Japonesa, o Parque do Japão promove nesta quinta-feira (21), o jantar comemorativo no Moinho Vermelho, a partir das 19h30. Dando continuidade às ações, na sexta-feira (22), a OSCIP Parque do Japão Memorial Imin 100 recebe equipamentos agrícolas. A entrega será às 9 horas, nas instalações do Parque.

A entrega contará com a presença do cônsul geral do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, que foi quem viabilizado a verba para a compra dos equipamentos, através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC) do governo japonês.

As doações incluem trator e uma Hilux. Os veículos serão destinado ao Curso de Formação Técnica Profissionalizante de Jardineiros e Paisagismo, realizado em parceria com Senai/PR. O curso é gratuito e aberto a toda comunidade. O Parque do Japão possui cerca de 100 mil metros quadrados, onde o jardim japonês ocupa a sua metade.

A manutenção do Jardim Japonês exige conhecimento técnico sobre jardinagem e paisagismo japonês. O objetivo do curso é capacitar voluntários, inclusive alguns vindos do Japão para participar dos mutirões e repassar conhecimento.

Programação

Também nesta quinta-feira (21), serão realizadas outras atividades, como palestras, oficinas, exposição de cerâmica, furoshiki, origami, mangá entre outros. Essas comemorações prosseguem até o dia 24 (domingo).

Na sexta-feira (22) será ministrada uma palestra e oficina de origami com Adriana Suzuki, a partir das 14 horas, no Parque do Japão.

Outra ação realizada na sexta-feira, no São Francisco Xavier, a partir das 10 horas, será uma palestra com Hideaki Iijima, com o tema: Preservação do Meio Ambiente. Iijima é proprietário e fundador da rede internacional de cabeleireiros Soho Hair e líder da Ong Zeladoria do Planeta em São Paulo.

Hideaki Iijima também ministra palestra com o tema: Sucessão Familiar em Empresas, às 19h30, na Acim. Para este evento é necessário confirmar presença pelo telefone (44) 3025-9646 ou por e-mail: eventos@acim.com.br.

Durante esta semana cultural a comunidade japonesa realiza em vários locais, encontros de brasileiros com os descendentes do país do sol nascente marcando a grande amizade que une os dois povos.