MEIO AMBIENTE

Pavanelli recebe abaixo-assinado em defesa do Horto de Plantas Medicinais

O reitor Gilberto Pavanelli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, no dia (22), um abaixo-assinado pedindo a preservação integral do Horto de Plantas Medicinais Professora Irecine Silva vinculado ao Centro de Ciências Biológicas (CCB).

O local seria parcialmente ocupado por uma obra do Departamento de Análises Clínicas (DAC).

O documento deixa claro que não se trata de oposição à construção do bloco e, inclusive, sugere a mudança de uma estufa existente em área destinada ao CCB, para que o espaço possa ser cedido para ampliação das instalações do DAC, "ou que seja re-analisado o Plano Diretor da UEM" de tal forma que se preserve o Horto, sem prejudicar novas obras no câmpus.

O abaixo-assinado, protocolado sob o número 10921/2005, contém 563 assinaturas de acadêmicos, professores e técnico-administrativos, As assinaturas começaram a ser coletadas no dia 7 deste mês, durante uma manifestação realizada por alunos, professores de diversos cursos e servidores da UEM.

A entrega do documento foi feita pela professora Maria Aparecida Sert, do Departamento de Biologia, juntamente com a diretora do CCB, Sônia Lucy Molinari.

As professoras reconhecem que parte do Horto ocupa uma área destinada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), porém argumentam que não há nenhuma garantia de que as plantas resistam a uma eventual mudança.

No local existem 38 espécies vegetais com porte acima de 1 metro (53 plantas), algumas delas nativas e ameaçadas de extinção, além de quase 100 espécies de plantas medicinais.

Pavanelli disse que não tomará nenhuma medida apressada para resolver o problema, mas sugere que deverá prevalecer o bom senso.

O reitor explicou que vai encaminhar o documento para o Conselho de Administração deliberar sobre o assunto.

Como todos os diretores de centros fazem parte do conselho, deverá ser tomada uma decisão de consenso.

Pmm