PESQUISA

Físico da UEM recebe dupla premiação nos EUA

Físico da UEM recebe dupla premiação nos EUA
O físico Rafael Zola.
Alguém poderia supor que a resposta para melhorar a qualidade do display do seu celular ou do notebook estaria nas frutas cítricas? O físico Rafael Zola, 28, descobriu que essa era a saída. Graduado e mestre em física pela UEM, o pesquisador criado em Ivatuba teve seu artigo sobre o limoneno, presente também no limão, premiado pela Sociedade para Informação do Display (SID, na sigla em inglês), dos EUA.

A adição do material orgânico no cristal líquido do display diminui seu tempo de resposta pela metade. "A gente conseguiu um material super-rápido e fácil de encontrar", conta o físico. O estudo foi desenvolvido durante o doutorado no Instituto do Cristal Líquido (LCI) da Kent State University, no estado norte-americano de Ohio. O professor Deng-Ke Yang foi o orientador.

Outro trabalho de Rafael Zola ganhou o mérito de "Distinção" pela SID. Nesse, ele montou, pela primeira vez, um display que funciona na velocidade de vídeo e, mesmo sob luz, é perfeitamente visível e tem pouco gasto de energia (A duração da bateria passou de três para 12 dias). A empresa de Taiwan que financiou o projeto deve comercializar o produto em três anos, acredita o físico.

Sobre a dupla premiação, ele disse ter sido pego de surpresa. "Eu achava que era uma piada do editor do jornal, nem sabia que estava concorrendo aos dois". Os prêmios foram entregues há duas semanas nos EUA. Além das placas de mérito, ele recebeu US$ 2 mil.