POLICIAL

Polícia incinera 14 toneladas de drogas apreendidas no Estado

Aproximadamente 14 toneladas de drogas apreendidas pela polícia nos últimos 17 meses foram incineradas na tarde de terça-feira (12/06) em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. Grande parte da droga foi confiscada nas quatro etapas da Operação Liberdade, criada pelo governo do Estado como parte da estratégia de combate ao tráfico e às gangues organizadas.

O governador Beto Richa e o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, acompanharam o processo de incineração que começou na tarde desta terça-feira e só deve terminar quarta-feira (13) pela manhã, na fornalha de uma fábrica de porcelanas em Campo Largo. A maior parte das drogas incineradas é de maconha, mas também estão sendo destruídas cerca de três milhões de pedras de crack e cocaína.

Os lotes de drogas reunidos para incineração foram apreendidos pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual e Federal em diferentes regiões do Estado, especialmente em Curitiba e Foz do Iguaçu. De acordo com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), o volume de entorpecentes apreendido e que deixam de circular em território paranaense representa um total de R$ 11 milhões, que seriam gerados pelo tráfico.

O governador Beto Richa disse que o combate às drogas é uma das prioridades da sua gestão, e que essa incineração simboliza a guerra que o governo abriu contra as drogas no Paraná. “Nós hoje estamos fortalecendo a estrutura de segurança do Estado com aumento de efetivo de policiais, com a valorização e o aparelhamento das nossas polícias, com a construção de novas delegacias e mais uma série de ações que certamente já estão contribuindo para o combate implacável a criminalidade e a violência”, afirmou.

Para o delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto, o volume de drogas que está sendo eliminado mostra o comprometimento das polícias no combate ao tráfico. “Isso demonstra a empenho dos policiais para cumprir a determinação do governador em não medir esforços para combater os grandes traficantes”. A expectativa é de que as apreensões reflitam positivamente nos índices de criminalidade, afirmou Michelotto

Somente as unidades da Polícia Civil no interior do Estado, conforme levantamento feito pela Divisão Policial do Interior (DPI), foram responsáveis pela apreensão de 11,62 toneladas de maconha, 250 quilos de cocaína, 170 quilos de crack e 21 quilos de haxixe. Os policiais também apreenderam 1.295 comprimidos de ecstasy e 345 comprimidos de LSD.

Do total de entorpecentes que serão incinerados os núcleos da Denarc foram responsáveis pela apreensão de 1,6 tonelada de maconha, 167 quilos de crack, 210 quilos de cocaína, 15,5 quilos de haxixe, 1,3 mil comprimidos de ecstasy e 350 comprimidos de LSD. Para a delegada da Denarc, Camila Cecconello, os números apresentados comprovam que a Polícia Civil trabalha de forma efetiva, retirando as drogas de circulação e prendendo as pessoas ligadas a essa atividade criminosa.

A Operação Liberdade vem sendo desencadeada desde o ano passado, com o objetivo de combater o tráfico de drogas no Paraná e conta com a participação de diversas unidades da Polícia Civil e de outros órgãos como o Ministério Público e o Poder Judiciário.