CURSO

Festival abre inscrições para oficinas de cinema no Cesumar

Estão abertas, até o dia 31 deste mês, as inscrições para a oficina de cinema do 9º Festival de Cinema de Maringá.

Na oficina os alunos terão a oportunidade de conhecer os segredos e ter dicas de como fazer um roteiro, gravar uma cena, fazer uma montagem e enfim, como dar vida as idéias e colocá-las na tela grande. As aulas serão ministradas pelo roteirista e professor Jovany Sales Reys e pela cineasta e professora Saskia Sá.

"Todos podem participar, basta ter vontade de aprender a fazer cinema, é uma oportunidade incrível. Os professores são experientes e dão dicas preciosas", revela o organizador do Festival, Pery de Canti.

Para este ano, a novidade que vai agitar ainda mais o evento, é que cinco filmes curtas-metragens, com duração de até 10 minutos, serão produzidos e o melhor entre eles passará por um "remake", ou seja uma refilmagem com equipamentos e equipe profissionais.

Este será o "Prêmio RPCTV de Cinema", a escolha do melhor filme da oficina e toda a produção do "remake" será por conta da Rede Paranaense de Comunicação, que abraçou a idéia e estará promovendo o evento.

A oficina de cinema do 9º Festival de Cinema é totalmente gratuita e os interessados em participar podem se inscrever aqui . As vagas são limitadas. Os locais das aulas e horários estão disponíveis no site do evento.

O Festival de Cinema de Maringá conta com o patrocínio âncora da Viapar, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, do Ministério da Cultura e da Copel (via Lei Rouanet), Companhia de Energia Elétrica do Paraná, através do Edital do Conta Cultura 2ª edição da SEEC/PR , promoção RPCTV – Rede Paranaense de Comunicação - , apoio Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, apoio institucional da AVEC, Maringá e Região Convention Visitours Bureau, e Prefeitura Municipal de Maringá, apoio cultural do Ministério da Cultura, - MinC, Secretaria do Audiovisual – SAV, Conselho Nacional de Incentivo a Cultura – CNIC, Hotel Cidade Verde, Cesumar, Sol Propaganda, Nilson Rabelo Produções, Príncipe Hotel, Decision, Valtrac, KM Comex – a transportadora oficial dos filmes do festival, O Diário, O Diário.com, CBN, Maringá FM, TV Clipping, Mix FM, Incite FX e Click do Gato.

Quem são os professores da Oficina de Cinema de Maringá?

SASKIA SÁ

É mestre em educação pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Comunicação Social/ Jornalismo – UFES. Cine educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização de roteiro, direção e produção, além de oficinas de formação cineclubista. Palestrante na área de Cinema e Educação, possui publicações em revistas e livros da área.

Autora do Livro "Vestuário Capixaba", diário de bordo da pesquisa que deu origem ao documentário de mesmo nome. Também é diretora e roteirista dos curtas metragens de ficção: "a Fuga" e "Mundo Cão" e dos documentários: "Moda" e "Vestuário Capixaba".

Acabou de filmar a ficção "Vento Sul", que será finalizada até o final de 2012. Diretora de produção, assistente de direção, figurinista e roteirista de vários filmes. Coordenadora da Mostra Produção Independente, da ABD Capixaba. Júri e curadora de mostras e festivais de cinema e avaliadora de diversos editais da área do audiovisual.

Atualmente é Vice-presidente do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Também é coordenadora de conteúdo e de monitorias, pelo CNC, das oficinas e do Programa Cine Mais Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Brasil. Coordena também a realização dos Seminários Cineclube, Cinema e Educação em todo o Brasil."

JOVANY SALES REY

Historiador, dramaturgo e roteirista profissional. Ao longo dos últimos 35 anos, além de direções bissextas, escreveu para cinema, teatro, rádio e TV, tendo passado pela Rede Manchete e pela Rede Globo.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, sócio fundador da ABD&C (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) e milita ativamente nas entidades culturais capixabas, tendo sido, por duas gestões, Secretário Geral do Conselho Estadual de Cultura e Presidente da Federação Capixaba de Teatro.

Publicou cinco livros, inclusive o manual de roteiro cinematográfico "O Papel do Cinema". Entre os trabalhos que realizou nos últimos anos, merecem destaque as peças teatrais "No Tempo do Vinil", "auto de Frei Pedro", "Sem Chifre Não Tem Graça" e Ìadeia de Mentiras"; a radionovela com 92 capítulos "O Salão da Vida"; o programa "Pelé News", do Rei Pelé, exibido por uma rede mundial de TVs por assinatura; dez episódios da série televisiva "O Poder do Futebol"; os curta-metragens "a Mesa no Deserto", premiado no festival Vitória Cine Vídeo, "É Cura ou Doença?" (documentário sobre a influência dos americanos na saúde pública do Brasil), "a Nona Vítima" (finalizando) e o recém-lançado Ìomo a Noite Apareceu" (com elenco de índios guaranis, selecionado para abrir a mostra cinematográfica do Fórum Social Mundial, em Dakar e selecionado para exibição em Cannes 2011)

Além dos longa metragens "a História Oculta" (que retrata acontecimentos da época da ditadura militar), "Whispers of Paradise" (produção Brasil/EUA, que conta a saga dos judeus brasileiros que participaram da fundação de Nova York); "O Ermitão" (filme de época passado em Congonhas do Campo); a adaptação cinematográfica do livro "anauê" (visão ficcional do controverso movimento integralista e seus desdobramentos no interior do Espírito Santo) e a adaptação cinematográfica do romance "Marraia", a história de um garotinho fanático por bolinhas de gude.

SERVIÇO

9º Festival de Cinema de Maringá: 4 a 11 de junho

Período das oficinas: 1 a 11 de junho