CULTURA

Alunos da rede municipal visitam o Museu Cesumar na segunda-feira (21)

Os alunos da Escola Municipal Olga Aiub visitam na segunda-feira (21) o Museu Cesumar e conhecerão um pouco mais sobre a história de Maringá e região, através dos espaços Museu Interativo, a Casa do Pioneiro e a Tulha da Cafeeira Santo Antônio.

A ação integra a série de visitas a museus maringaenses que alunos da rede municipal irão realizar até o mês de julho. Além de conhecer o Museu Cesumar, mais de 3.400 crianças de 21 escolas visitarão também o Museu Dinâmico Interdisciplinar e o Museu Bacia do Paraná da UEM.

No evento as crianças realizarão uma verdadeira viagem ao passado conhecendo espaços que marcaram a cafeicultura da região, preservam as construções e hábitos dos colonizadores, e utilizam de recursos da tecnologia digital para contar a história de Maringá.

De acordo com a assessora pedagógica de Artes da Secretaria de Educação, Ana de Farias Pinto, a ação será importante para complementar as atividades de estudo da cultura popular paranaense.

“Neste semestre os alunos estudam as diversas linguagens da cultura paranaense, através das músicas, artesanatos e contos de nossa região. A visita aos museus irá complementar as atividades em sala de aula, além de despertar a curiosidade e interesse das crianças para as artes”, destacou Ana Farias.

Estrutura

Construída na rua Guarani, Maringá Velho, a Casa do Pioneiro é uma montagem original do ano de 1953, pertencente à família do pioneiro Shozo Arai, adquirida e transferida para o campus do Cesumar, que recebeu todo trabalho de restauração do curso de arquitetura e urbanismo.

A tulha de café, uma edificação em madeira peroba, foi construída originalmente em 1949 e integrava a Cafeeira Santo Antônio. Desmontada, ficou sob a guarda da Cooperativa Cocamar, que a transferiu ao Cesumar para ser preservada no campus. Internamente a tulha possui objetos, painéis fotográficos e cenários que relembram a época da cafeicultura.

O Museu Interativo é composto por várias estações onde os visitantes poderão assistir a vídeos contando desde o início da colonização da região Noroeste do Estado, por volta de 1920, à fundação e desenvolvimento de Maringá até os dias atuais.

Serviço:

Museu Cesumar

Visitas: Segunda a sexta, das 8h30 às 12h15 e 14h às 17h45; aos sábados, das 10h às 16h

Entrada: gratuita