CULTURA

Prefeitura lança novo edital da Lei de Incentivo à Cultura Prêmio Aniceto Matti

Prefeitura lança novo edital da Lei de Incentivo à Cultura Prêmio Aniceto Matti
Nova Lei de Incentivo à Cultura é lançada.
A pedido do prefeito Roberto Pupin será publicado nesta terça-feira (15) o novo edital de licitação da Lei de Incentivo à Cultura Prêmio Aniceto Matti, que foi reformulado para ampliar a participação da classe artística. A Procuradoria Geral do Município cancelou o edital anterior, de número 026/2011, que cadastrava produtores culturais e artistas para participar da seleção de projetos para concessão de incentivo cultural em Maringá.

Segundo o procurador do município, Luiz Carlos Manzato, o primeiro edital foi elaborado no formato transferências voluntárias, o que restringia a participação apenas para entidades sem fins lucrativos.

“A pedido de várias pessoas da classe artística que tiveram problemas em prestações de contas em outros editais entendemos por bem cancelar e lançar outro no formato prêmio. O novo edital vai ampliar a possibilidade de participação de artistas e empresas com projetos culturais”, explicou.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, convocou uma reunião com artistas de Maringá para explicar os motivos do cancelamento do edital e para esclarecer as dúvidas. Cerca de 30 artistas participaram.

Os artistas e produtores culturais que já estavam com os projetos preparados para a licitação vão poder aproveitar o mesmo material sem ter prejuízo. As propostas deverão ser entregues no dia 2 de julho. O conteúdo do novo edital, número 003/2012, poderá ser consultado a partir da próxima semana no site da Prefeitura – www.maringa.pr.gov.br.

A concorrência, no valor total de aproximadamente R$ 600 mil, vai selecionar os projetos com melhor técnica para promoção, valorização, difusão e edificação das manifestações artísticos culturais de Maringá.

Os artistas podem participar da seleção nas seguintes áreas: Acervo e patrimônio histórico, artístico e cultural de museus e centros culturais; Artes de rua; Artes gráficas e filatelia; Artes plásticas; Artesanato; Cinema, fotografia e vídeos; Dança; Escolas de samba; Folclore; Literatura; Música; Pesquisa e documentação e preservação de bens culturais e artísticos, além de Teatro e Circo.