ESTRADAS

Operação tapa-buraco e sinalização do Contorno Sul entram na fase final

A operação tapa-buraco no Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti‭ (‬Contorno Sul‭) ‬está praticamente pronta.

Operação tapa-buraco e sinalização do Contorno Sul entram na fase final

O Serviço Autárquico de Obras Públicas (Saop) conclui nos próximos dias a operação tapa-buraco, realizada nos 12 quilômetros da via.

A Secretaria dos Transportes (Setran), continua trabalhando na colocação dos tachões refletivos e na pintura da sinalização horizontal.

Com relação à sinalização vertical, a licitação para compra das placas já foi realizada e a entrega deve acontecer, no máximo, em 30 dias.

Paralelamente a operação tapa-buraco,‭ ‬o Saop está trabalhando na construção de uma rotatória no cruzamento do Contorno Sul com a avenida Carlos Borges, na saída para o Jardim Universo.‭

A primeira parte da obra já foi concluída e liberada para o trânsito de veículos que trafegam no sentido bairro-contorno.

‭‬O custo da operação foi de cerca de R$‭ ‬300‭ ‬mil, com a utilização de‭ ‬1.500‭ ‬toneladas de CAUQ‭ (‬Cimento Asfáltico Usinado a Quente‭)‬,‭ ‬que é a última camada do asfalto.‭

‬O serviço é de qualidade e terá durabilidade.‭

‬Primeiro foi feito o recorte e limpeza do buraco,‭ ‬para depois receber a base e a massa quente ‭(‬CAUQ‭)‬.‭

Construído no final da década de‭ ‬80‭ ‬para desafogar o tráfego pesado da avenida Colombo, hoje,‭ ‬o Contorno Sul concentra um grande fluxo de ciclistas,‭ ‬veículos leves e pedestres.

A estimativa da‭ ‬4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual,‭ ‬que tem sede no Contorno Sul,‭ ‬é que cerca de‭ ‬2‭ ‬mil veículos passem por dia pelo anel viário.‭

‬Nos últimos seis meses,‭ ‬segundo a Polícia Rodoviária,‭ ‬houve uma queda de‭ ‬60%‭ ‬no fluxo de veículos por conta da falta de conservação.

Pmm