CIDADE

Cursos do Cesumar levarão evolução da moda ao desfile de aniversário da cidade

A moda maringaense será o tema do desfile de aniversário de Maringá este ano. Para ajudar a contar a história de desenvolvimento desse setor, haverá a participação dos cursos de Moda e Artes Visuais do Cesumar, que foram convidados pela Secretaria de Cultura para uma participação especial no evento.

De acordo com a coordenadora de Moda, Sandra Franchini, professores e alunos do curso estão se preparando para levar uma bonita apresentação à avenida. "Nossa ala será dividida em quatro épocas e a ideia é fazer com que o público entenda um pouco sobre o processo de criação de moda", explicou.

A ala terá a participação de 150 estudantes representando diferentes períodos da moda maringaense. Enquanto estudantes de Moda desenvolveram figurinos, os de Artes visuais cuidaram da parte artística das apresentações. Também há o envolvimento do curso de Estética, cuidando do cabelo de quem vai desfilar, para caracterizar as diferentes épocas.

"Foi um trabalho que exigiu bastante pesquisa dos alunos para haver uma caracterização correta", conta Sandra Franchinci. Segundo ela, os cursos farão um resgate da moda desde o tempo das culturas de café e algodão, quando a mulher costurava em casa, até o tempo atual.

Uma das partes vai mostrar o tempo dos bailes no Hotel Bandeirantes, outra a moda que era usada pelas primeiras damas e prefeitos a cada gestão e outra abordando a era atual, a qual inclui o uso da tecnologia e as pesquisas na moda.

Vários carros alegóricos, coreografias, paineis artísticos, caricaturas e mesmo estilistas desenhando durante o desfile vão compor o cenário da evolução da moda. Para Sandra, o desfile será uma ótima oportunidade para as pessoas perceberem o quanto a moda é ligada à arte, à história e ao resgate dos antepassados.

O desfile em homenagem aos 65 anos de Maringá será realizado no dia 14 (segunda-feira), na avenida Horácio Racanello (novo centro), entre as avenidas Duque de Caxias e Herval, a partir das 18h30.

As peças e todo o material produzido para o desfile vão estar em exposição depois no Museu Cesumar. "Da agricultura à tecnologia" é o nome da mostra que será aberta ao público do dia 16 de maio a 22 de junho.