GOVERNO

Silvio Barros se licencia para coordenar participação de prefeitos brasileiros na Rio+20

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (3), licença de 100 dias ao prefeito Silvio Barros, que no período estará trabalhando na participação da Frente Nacional dos Prefeitos na Rio + 20, a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável. Na próxima segunda-feira, às 10h30, no auditório Hélio Moreira, Silvio Barros transmite o cargo ao vice-prefeito, Roberto Pupin.

O prefeito Silvio Barros está desde o início do ano fechando uma pauta dos municípios para a Rio + 20. “Uma oportunidade relevante para a defesa das cidades”, explica, ressaltando que 50% da população vive nas cidades, onde é registrado o consumo de 75% da energia e gerado 70% dos resíduos urbanos. “Ao mesmo tempo as cidades ocupam 1% do território, o que mostra a importância de uma pauta municipalista nos debates da Rio + 20”.

O convite para coordenar os trabalhos dos municípios brasileiros partiu do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Coser, prefeito de Vitória (ES). “A Frente quer os prefeitos se manifestando e entendendo a importância e as decisões da Rio + 20, e fui convidado pela minha experiência nas questões ambientais e a visibilidade que conquistamos para Maringá nos últimos anos”, disse Silvio Barros.

A necessidade de se afastar da administração se deve primeiro à exigência da missão, e também ao acordo com a FNP em custear as despesas desse trabalho. “Já vinha participando dos debates em torno das questões ambientais nos municípios, e a Frente entendeu ser preciso uma dedicação exclusiva e assumiu o custo do projeto, por isso estou me licenciando para fazer um bom trabalho”, explica.

Silvio Barros cita que na última semana de abril, participou na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Senado da Audiência Pública sobre Cidades Sustentáveis e o Meio Ambiente Urbano. Representando a FNP, o prefeito maringaense apresentou a “carta dos municípios pelo desenvolvimento Sustentável”, tirada no I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado no final de março com a participação de mais de duas mil lideranças municipalistas.

A oportunidade de levar a defesa dos municípios brasileiros à Rio + 20, de acordo com Silvio Barros, é um privilégio para ele como gestor e para Maringá. “Quero muito realizar esse projeto dos municípios sem prejudicar Maringá”, justifica a licença. “Além disso o Roberto Pupin tem todas as condições de assumir o cargo sem problemas para o andamento de todos os projetos do município e eu estarei acompanhando a administração”, garante.

O período mais longo de licença – em torno de 100 dias, se deve à proposta do trabalho fechado com a FNP não apenas para representar os municípios, mas levar às comunidades urbanas os resultados da Rio + 20. “A Conferência da ONU foca o Desenvolvimento Sustentável, e além de levar as propostas tiradas das lideranças municipalistas para o evento, vamos fazer o caminho de volta, trazendo os resultados para os dirigentes orientarem suas políticas públicas para o crescimento sustentável das cidades”, diz.

O vice-prefeito, Roberto Pupin, afirma que apesar do período mais longo da licença, não vê problemas em levar adiante o trabalho da gestão. “A Prefeitura de Maringá possui uma equipe competente e comprometida com o desenvolvimento do município, que realiza um trabalho organizado em todos os aspectos, e estou integrado a essa equipe”, colocou.