HISTÓRIA

Começa projeto "História Viva" no Museu Cesumar

Cesumar dá início ao projeto "História Viva", que traz pioneiros de Maringá para contar o que fizeram e viram durante os 65 anos da cidade. O objetivo é promover um bate-papo com os visitantes do museu. Todas as atividades serão registradas pelo pioneiro e um dos primeiros fotógrafos de Maringá, Kenji Ueta. O projeto também serve como um ponto de encontro daqueles que ajudaram a construir a cidade.

De acordo com a diretora do Museu Cesumar, Loide Caetano, a ideia do projeto surgiu para valorizar os pioneiros que fizeram parte da construção da cidade e que mantém as memórias da história vivas. "Todos os pioneiros que convidamos aceitaram imediatamente o convite de partilhar suas lembranças", diz Loide.

O pioneiro Izaltino Machado, um dos primeiros carpinteiros de Maringá, abriu as atividades do projeto. Para os visitantes, o pioneiro contou sobre seus feitos durante as primeiras construções da cidade, como a Capela Santa Cruz, a casa do Museu da Bacia do Paraná e a primeira Catedral de Maringá. "É muito bom estar aqui no museu e contar para tanta gente a história da cidade, me sinto valorizado por tudo o que fiz", afirma.

Também passou pelo Museu Cesumar o pioneiro Anibal Borgui, conhecido como seu Zico Borgui, que contou causos e receitas, declamou poemas e cantou músicas. "Hoje tudo está diferente, logo no começo de Maringá, quando ficávamos doente só tínhamos chás e canjas", conta seu Zico Borgui sobre as precariedades da época.

O projeto "História Viva" acontece até o próximo dia 9 e deve trazer dez pioneiros para interagir com o público. Confira abaixo a programação para os próximos dias:

3 de maio

9h30 – Bárbara Barros, chegou na cidade na década de 40, primeira mulher autorizada a pilotar avião em Maringá e primeira dama na década de 70.

15- Izaltino Machado.

4 de maio
9h30 – Britinho e seus cometas, é o primeiro guitarrista oficial de Maringá.

15h – Tercílio Men, ícone instrumental da cidade por ter sido sanfoneiro da Rádio Cultura AM nas décadas de 50 a 70.

7 de maio

9h30 – Antenor Sanches, chegou em Maringá nos anos 40, fez carreira política e é atualmente presidente da Associação dos Pioneiros de Maringá.

15h - Anibal Borgui (seu Zico Borgui).

8 de maio

9h30 - Altamiro Tavares (Lambretinha), foi integrante do "Pavilhão Janes", primeiro palhaço de Maringá.

15h – José Xavier (Baiano), é engraxate na avenida Getúlio Vargas, atividade que desempenha há 46 anos.

9 de maio

9h30 – Antônio Mário Manicardi (Nhô Juca), funcionário de número um da prefeitura maringaense e um dos mais importantes radialistas da cidade.

15 – Célia Alcântara Rosa, professora e atriz da cidade, fez diversas apresentações com Calil Haddad.