CULTURA

Maringá recebe extensão da Bienal Internacional de Dança

Maringá vai receber nesta quarta-feira (25) uma atração da I Bienal Internacional de Dança de Curitiba, a companhia Aspen Santa Fé Ballet, dos Estados Unidos, vai apresentar o espetáculo “Over Glow”, às 20h30, no Teatro Calil Haddad, com entrada franca. A apresentação especial será em comemoração ao aniversário de 6 anos do “Convite à Dança”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Maringá.

O projeto foi criado em 2006 com a proposta de oferecer gratuitamente a toda a população espetáculos realizados por companhias de dança. Mais de 30 mil pessoas apreciaram ao longo desses 6 anos quase 300 apresentações do “Convite à Dança”.

Toda quarta-feira, sempre às 20h30, o Teatro Reviver e agora, devido à reforma, o Teatro Barracão, abre suas portas para o encontro do público com a arte da dança.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, enumera os objetivos do projeto. “Formar público para a dança, oferecendo espetáculos gratuitamente toda semana, além de incentivar a produção dos grupos de dança de Maringá e região, dar visibilidade às produções locais, possibilitar o contato com produções de outras regiões que possam enriquecer a cena cultural maringaense e servir como atualização da classe artística e do público em geral”, afirma a secretária.

A companhia

Aspen Santa Fé Ballet é conhecida como eclética e inovadora, com uma base sólida em ballet clássico. A companhia criou uma imagem internacional graças a qualidade técnica e artística dos bailarinos, apresentando um repertório criado por alguns dos coreógrafos mais sofisticados do mundo.

Fundada em 1990, é uma instituição com duas sedes, em Aspen e Santa Fé, que abriga não só a companhia de dança dirigida por Tom Mossbrucker e Jean-Philippe Malatya, como também um centro de dança e o Festival de Dança Aspen.

Com uma média de cinqüenta atuações por ano, Aspen Santa Fé Ballet já se apresentou em New York City (Joyce Theater), Havaí, Dallas, Denver, Albuquerque, Salt Lake City, Charleston, St. Sauveur no Canadá , Biarritz e Arcachon França, Itália e Israel.

Atualmente a Cia tem em seu repertório uma emocionante gama de novas coreografias, incluindo a descoberta de novos talentos como Jorma Elo, da Noruega e Cayetano Soto, da Espanha.

A produção do ballet "Over Glow" foi apoiada pela Wolf Trap Foundation for the Performing Arts com o apoio adicional de Kelli e Allen Questrom.