HISTÓRIA

Projeto "História Viva" traz pioneiros ao Museu Cesumar durante o aniversário de Maringá

No ano em que Maringá completa 65 anos, o Museu Cesumar terá uma programação especial para comemorar a data. Trata-se do projeto "História Viva", que trará pioneiros para contar aos visitantes suas histórias vividas durante os primeiros anos da cidade. Durante seis dias, dez pioneiros participarão de um bate-papo com aqueles que visitarem o museu. Todas as atividades serão registradas pelo pioneiro e primeiro fotógrafo de Maringá, Kenji Ueta.

As apresentações vão acontecer na tulha cafeeira, durante os períodos da manhã e tarde. Cada pioneiro trará objetos pessoais da época em que chegaram a Maringá. O primeiro a participar do projeto será Zico Borghi, que além de contar seus causos e o que viu acontecer na cidade, trará materiais de seu sítio e fotos de seu tradicional arraiá.

Para Loide Caetano, diretora do Museu Cesumar, o projeto é uma forma de homenagear Maringá por seus 65 anos de história. A coordenadora do museu, Tatiane Cruz, diz que esse projeto é uma maneira de apresentar aos jovens detalhes reais do período de colonização da cidade. "Esse contato com pessoas que fizeram parte da história inicial de Maringá traz uma riqueza de informações importantes para esse público que não presenciou os acontecimentos", afirma Tatiane.

Confira abaixo a programação:

2 de maio

9h30 – Anibal Borgui (Seo Zico Borgui), contador de causos e organizador da mais tradicional festa junina da cidade, o Arraiá do Seo Zico Borgui, patrimônio histórico imaterial do município.

15h – Izaltino Machado, um dos primeiros carpinteiros de Maringá, participou da construção de espaços como a Capela Santa Cruz.

3 de maio

9h30 – Bárbara Barros, chegou na cidade na década de 40, primeira mulher autorizada a pilotar avião em Maringá e primeira dama na década de 70.

15- Izaltino Machado.

4 de maio

9h30 – Britinho e seus cometas, é o primeiro guitarrista oficial de Maringá.

15h – Tercílio Men, ícone instrumental da cidade por ter sido sanfoneiro da Rádio Cultura AM nas décadas de 50 a 70.

7 de maio

9h30 – Antenor Sanches, chegou em Maringá nos anos 40, fez carreira política e é atualmente presidente da Associação dos Pioneiros de Maringá.

15h - Anibal Borgui (Seo Zico Borgui).

8 de maio

9h30 - Altamiro Tavares (Lambretinha), foi integrante do "Pavilhão Janes", primeiro palhaço de Maringá.

15h – José Xavier (Baiano), é engraxate na avenida Getúlio Vargas, atividade que desempenha há 46 anos.

9 de maio

9h30 – Antônio Mário Manicardi (Nhô Juca), funcionário de número um da prefeitura maringaense e um dos mais importantes radialistas da cidade.

15 – Célia Alcântara Rosa, professora e atriz da cidade, fez diversas apresentações com Calil Haddad.