TRANSPORTE

Setran inicia segunda fase de implantação do novo sistema de transporte coletivo nesta segunda-feira

A Secretaria de Transportes inicia nesta segunda-feira (16) a implantação do segundo lote de mudanças previstas dentro do novo modelo de transporte coletivo. De acordo com o cronograma da Prefeitura as mudanças estão sendo implementadas setorialmente, onde esta segunda fase abrangerá o região sul da cidade. Para adequar o novo sistema estão previstas 5 fases de adequações.

A partir de segunda-feira os usuários da região sul deverão estar atentos aos novos horários das seguintes linhas: 220 (Jardim São Clemente); 324 (Conjuntos Thais e Porto Seguro); 334 (Conjunto Cidade Canção); 335 (Vila Operária/Madri); 414 (Hospital Municipal); 415 (Conjunto Cidade Alta); 416 (Conjunto Cidade Alta - Avenida Brasil) e 427 (Cerro Azul). As linhas do Jardim Universo 458 e 459 não sofrerão alteração de horário.

O gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo, explica que além da mudança nos horários das linhas, algumas terão alteração de trajeto e outras ganharão um carro extra. “Todas essas adequações foram estudadas e planejadas para oferecer ao usuário um transporte público de qualidade. Por isso, solicitamos a compreensão dos usuários neste primeiro momento de adequações, quando técnicos estarão monitorando os veículos para fazer as correções necessárias”.

Linha 324 (especial)

A linha 324, que atende os conjuntos Thais e Porto Seguro, ganhará um serviço especial, em função da demanda do trecho noroeste (Thais) ser muito maior do que o trecho do Porto Seguro. Como essa linha também atende parte da região noroeste, foi criada a linha 324 SE (semi-expressa), que fará a coleta de usuários desde o Conjunto Thais até o Hospital Universitário. Deste trecho em diante o carro segue direto, sem paradas, para o Terminal Urbano.

“Com a criação dessa linha semi-expressa haverá uma redução significativa no tempo de viagem do usuário, e a oferta dos eixos norte e sul também ficarão mais equilibradas”, explica Menegazzo, lembrando que a primeira fase de alterações para a implantação do novo sistema foi realizada na região norte da cidade.

O gerente de Transporte Coletivo diz que com as melhorias que iniciam nesta segunda-feira (16) o número de viagens na região sul da cidade aumentará no período da manhã (6 às 8 horas) de 72 para 80 viagens, oferecendo uma oferta adicional de 640 lugares. No período da tarde (17 às 19 horas) o número de viagens passará de 68 para 75, adicionando 560 lugares.

“A cobertura dos serviços foi ajustada para melhorar o atendimento da expansão dos bairros da região sul. As alterações em alguns itinerários foram discutidas e aprovadas em reuniões com os presidentes de bairros da região sul”, diz Menegazzo informando que a “Setran procurou fazer as alterações mexendo o mínimo possível nos horários das linhas, garantindo o conforto dos ususários”.