TRANSPORTE

Redução de horário exclusivo para o transporte coletivo começa a valer

O corredor de transporte coletivo da avenida Morangueira atinge 25% da frota de ônibus, e inicia o novo modelo do sistema no município.

Redução de horário exclusivo para o transporte coletivo começa a valer
Coletivos terão corredores exclusivos das 6 às 8h30.

A alteração realizada pela Secretaria de Transportes no horário de funcionamento dos corredores da avenida Morangueira para o transporte coletivo começa a valer a partir desta quinta-feira (5), quando os coletivos terão horário livre para trafegar durante a semana das 6 às 8h30.

Com a modificação, o estacionamento estará liberado para os veículos de segunda a sexta-feira a partir das 8h30 e aos sábados durante todo o dia. “Fizemos um estudo e reduzimos o período de proibição do estacionamento, atendendo a reivindicação dos comerciantes”, diz o secretário de Transportes, Valdir Pignata, informando que o período da tarde continua mantido, com as vias liberadas para o transporte coletivo das 17 às 19 horas.

Benefícios

O corredor exclusivo para os ônibus trouxe mais agilidade às 13 linhas que ligam a região norte (aproximadamente 30 bairros) ao centro da cidade, que atendem cerca de 28 mil passageiros por dia. A partir da implantação do novo sistema, que teve início dia 15 de fevereiro, o tempo de deslocamento dos ônibus foi reduzido em torno de 25%, possibilitando maior número de viagens e trazendo grande satisfação dos usuários.


Outra mudança implantada foi a instalação de equipamentos de GPS em um quarto da frota, sistema que permite constatar o trajeto das viagens, atrasos, excessos de velocidade, desvios de itinerário, situações de emergência e criar banco de dados para a elaboração das mais variadas tabelas e alterações que vão favorecer os usuários.