ECONOMIA

Paraná vai criar polos de inovação em design para apoiar indústrias

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Centro de Design Paraná e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vão desenvolver um projeto para aumentar a competitividade dos produtos paranaenses por meio da cultura do design. O secretário Alípio Leal apresentou a proposta na terça-feira (27), em Curitiba, durante uma reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Segundo Leal, o projeto inclui a criação de sete grandes pólos de inovação em design no Paraná, a partir da integração das sete universidades estaduais, outras instituições de ensino superior, parques tecnológicos, incubadoras e agentes o setor produtivo. “A ideia é disseminar a cultura do design para apoiar empresários no desenvolvimento de produtos inovadores e competitivos”, afirmou.

Fernanda Bocorny Messias, coordenadora do Programa Brasileiro de Design (PDB),do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, participou da reunião e acredita que a proposta paranaense pode se transformar em um projeto nacional. “O Paraná sai na frente mais uma vez com essa iniciativa. O design é uma ferramenta para promover a inovação”, disse.