EDUCAÇÃO

Projeto de destinação correta de embalagens cartonadas será levado a escolas municipais

A Secretaria de Educação, o Instituto Cocamar e o curso de Artes Visuais do Cesumar, realizam pelo terceiro ano consecutivo o projeto “Fazendo Arte com Sabor”, uma parceria que desenvolverá atividades de educação ambiental para crianças do 1ª ao 5ª ano das escolas municipais.

O Fazendo Arte com Sabor incentivará a população para o recolhimento de embalagens cartonadas que se transformam em objetos de arte ou seguem para a reciclagem. A partir de uma gincana que será realizada entre as escolas municipais, milhares de embalagens cartonadas receberão uma destinação correta.

A projeto foi apresentado na semana passada aos diretores e supervisores de 59 unidades de ensino, que também assistiram a palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizada pela professora e engenheira ambiental, Thaise Moser Teixeira.

No primeiro ano do projeto, em 2010, foram recolhidas 43 mil embalagens e em 2011, quase 1 milhão de caixas. A partir de abril, semanalmente, um caminhão passará nas escolas para o recolhimento de embalagens coletadas pelos alunos e comunidade. O Fazendo Arte com Sabor se desenvolverá em várias etapas, estendendo-se até novembro.

Durante o projeto os alunos da rede municipal também são incentivados a participar de diversas atividades educativas e culturais, como teatro e oficina de artes, desenvolvidas pelos estudantes de Artes Visuais. A secretária de Educação, Edith Dias, agradeceu a parceria com a Cocamar e Cesumar e destacou que o projeto auxiliará na formação dos futuros cidadãos.

“Esse projeto é um bom exemplo que a união entre entidades públicas e privadas podem dar grandes resultados. Além do trabalho de educação ambiental que abrangerá a comunidade escolar, o projeto realiza ações para fortalecimento da cidadania e crescimento humano”, destacou a secretária.