CIDADE

Revestimento de paver será colocado hoje

Começa hoje (11), o trabalho de assentamento do novo piso da calçada em frente à entrada principal do Paço Municipal.

O revestimento utilizado será o sistema de paver – modelo de pavimento de concreto inter-travado que foi assentado em alguns dos principais cruzamentos de ruas e avenidas no Novo Centro.

O material irá substituir o antigo revestimento cerâmico da calçada da Avenida XV de Novembro, no trecho entre a Avenida Duque de Caxias e a Praça Renato Celidônio.

De acordo com um estudo da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), 80% da estrutura do antigo piso apresentavam fissuras, rachaduras e fendas.

"Além de ser mais resistente que os pisos cerâmicos convencionais, o paver dispensa a utilização de contra-piso em concreto e, por isso, facilita a aplicação do revestimento além de aumentar a sua durabilidade", afirma o engenheiro da Seduh, Carlos Augusto Campêlo Lopes.

Outra vantagem, segundo o engenheiro, é que as peças não se soltam com a mesma facilidade dos outros modelos de piso e proporcionam manutenção fácil.

Nesta semana os funcionários da empresa londrinense Protenge Engenharia – vencedora da licitação – concluiram o nivelamento do piso e colocação de brita graduada e areia nas bases e sub-bases para assentamento do paver.

Também as árvores e raízes presentes no trecho da calçada foram podadas por funcionários do Serviço Autárquico de Obras Públicas (Saop).

A obra tem um custo previsto de R$ 35 mil.

Mais informações: 3221-1297 (Seduh)

Pmm