CULTURA

Secretaria de Cultura comemora 7 anos do projeto “Convite à Música”

O projeto “Convite à Música” desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Maringá, está comemorando 7 anos de apresentações gratuitas para a população, promovendo desde 2005 atividades ininterruptas semanalmente. Na comemoração do aniversário, o público vai contar com a apresentação do “Trio Imagens”, composto por três dos mais importantes músicos brasileiros, Cecília Guida (violino), Henrique Muller (viola) e Paulo Gori (piano). O pianista maringaense Yuri Pingo é convidado para integrar o grupo neste concerto, às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada franca.

O Trio Images, fundado em 1999, é composto atualmente por três dos mais importantes músicos brasileiros, professores conceituados, com excelente formação européia e concertistas premiados. A singular formação, repertório, técnica, sonoridade e afinidade musical têm levado o Trio a realizar inúmeros concertos no Brasil e exterior (Armênia, Geórgia, Rússia, Argentina).

Desde a implantação do projeto “Convite à Música”, em março de 2005, foram promovidas mais de 350 apresentações gratuitas somando um público total de mais de 80 mil pessoas.

A secretária da Cultura, Flor Duarte, ressalta a importância da realização do programa. “A música é uma das artes mais perfeitas e mais acessíveis e o 'Convite à Música' é o lugar de encontro de quem ama e quem faz a música. Só tenho a agradecer ao prefeito Silvio Barros que acreditou e tornou o projeto possível, aos músicos da cidade que nos prestigiam com suas apresentações e a platéia que é a razão da existência do projeto”, destaca.

De acordo com Flor Duarte, o projeto “Convite à Música” foi pioneiro e surgiu como uma ação ousada de imprimir a música erudita todas as semanas na cidade. “O projeto já se consolidou com sucesso, contando com a adesão do público maringaense e se tornando um benefício efetivo para a comunidade. A expectativa dos organizadores é que o projeto continue crescendo, despertando ainda mais no público o gosto pela boa música”, conclui.

Prêmios

Com várias estréias de obras inovadoras e algumas dedicadas ao Trio (Cláudio Santoro, Villani-Côrtes, Marlos Nobre), o grupo foi “Revelação” em 2002 (Revista“Concerto”), recebendo no mesmo ano a “Condecoração de Honra” do Governo Armênio, pela divulgação pelo mundo da música armênia.

Em 2009, completando 10 anos de atividades, o Trio Images, em tournée, recebeu em Yerevan o “Diploma da Cultura” e a “Medalha de Ouro da Cultura” outorgados pela ministra da Cultura da Armênia, H. Pogyosyan, a mais alta e honorável condecoração oferecida a artistas pelo governo armênio.

Foi considerado o” Melhor Conjunto de Câmara de 2006” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e em 2008 recebeu da mesma entidade o “Grande Prêmio da Crítica”. Em 2007, o Trio Images foi laureado com a “Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendadores, em reconhecimento ao trabalho e incentivo cultural.

Currículos

Cecília Guida (violino) – Professora renomada e solista internacional premiada, foi Spalla de várias orquestras brasileiras e européias, bolsista do governo alemão, diplomou-se com nota máxima pela Universidade de Köln, aperfeiçoando-se no Conservatório Superior de Genebra, Suíça. Estudou com grandes mestres como Lyerco Spiller, Yehudi Menuhin, Berta Volmer, Max Rostal e Corrado Romano.

Henrique Müller (viola) – professor bacharel renomado e concertista premiado, foi primeiro viola de diversas orquestras brasileiras e européias tendo estudado com grandes mestres (Corrado Romano, André Vauquet, Doris Roussiaud) como bolsista do conservatório superior de Genebra, Suíça. Aluno de Cláudio Santoro, foi por 15 anos maestro da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

Yuri Pingo (piano) – natural de São Paulo, iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade com a professora Izilda Marcandalli. Atualmente está concluindo o Mestrado pela UFRGS, em performance musical – Práticas Interpretativas, sob orientação de Ney Fialkow. Foi detentor de mais de 10 prêmios em concursos durante sua formação, os quais de destacam – 1º Prêmio no Concurso Internacional de Piano Art-Livre – SP – nos anos de 2001 e 2004; 1º Prêmio no Concurso de Pianistas Cameristas Paulo Bosísio – MG – 2003. Frequentemente tem se apresentado em diversas salas de concertos no Brasil e exterior com recitais solos e camerísticos.