ESPORTE

Seleção Brasileira de Handebol encerra etapa de treinos em Maringá

Após dez dias de atividades físicas e coletivas no Ginásio do Parque do Japão, em Maringá, a Seleção Brasileira de Handebol masculino encerrou nesta quinta-feira (15) a primeira etapa de treinos visando a participação no Pré-Olímpico que será realizado na Suécia, de 6 a 8 de abril. Na competição internacional, o Brasil vai enfrentar a Suécia (6), Macedônia (7) e Hungria (8). Somente os dois melhores vão garantir classificação às Olimpíadas de Londres.

A última atividade coletiva da seleção em Maringá, realizada no período matinal, foi descontraída, e a equipe tem como finalidade realizar boas apresentações na difícil competição.

O maringaense Valmir Fassina, há três anos como assistente técnico do espanhol Javier Garcia Cuesta, aposta que o Pré-Olímpico será dos mais difíceis para o Brasil. “Vai ser muito difícil. São apenas duas vagas. As outras equipes são muito fortes e disputam mundiais e olimpíadas. O handebol existe há muito tempo na Europa e é bastante forte. Vamos confiantes em realizar um grande trabalho e esperamos conquistar as vitórias, mas não podemos esconder que estamos em uma situação difícil”, comentou Fassina.

A Seleção Brasileira conta com seis atletas de Maringá. Emerson dos Santos Silva (Grande), da Unimed/UEM/Maringá; Leonardo Luis Tezeli Bortolini (Léo), Rodolfo Rodrigues de Morais (Cyborg), revelados em Maringá e que jogam pela equipe de Londrina; Luis Ricardo Milles Nascimento (Rick), Renato Tupan Ruy e Henrique Selicani Teixeira, que atuam pela Metodista, de São Bernardo do Campo.

Segundo Fassina, a presença de atletas de Maringá na seleção comprova o bom trabalho que acontece na cidade. “É evidente que seis maringaenses na seleção é um número considerável e, sem dúvida, valoriza o trabalho que realizamos na cidade”.

Agora, a Seleção Brasileira realiza a segunda etapa de treinamentos em Santo André/SP, de 26 a 28 e, na sequência, viaja no próximo dia 29 para a Tunísia, onde realizará dois amistosos contra a seleção local antes da estreia no Pré-Olímpico.