EVENTO

“Convite ao Teatro” recebe espetáculo premiado com Troféu Gralha Azul 2011

“Convite ao Teatro” recebe espetáculo premiado com Troféu Gralha Azul 2011
O espetáculo já percorreu mais de trinta cidades.
A Secretaria de Cultura de Maringá vai promover nesta sexta-feira (16) mais uma edição do projeto “Convite ao Teatro”, com a peça "A pereira da tia Miséria", do Núcleo Ás de Paus, de Londrina. O espetáculo de rua foi vencedor do Troféu Gralha Azul 2011, o maior prêmio do teatro paranaense. A apresentação será no Teatro Barracão (Praça Nadir Cancian), às 21 horas, com entrada gratuita.

"A pereira da tia Miséria" é uma obra inspirada na versão homônima de um conto popular espanhol. Traduzido para o português por Yara Camillo e desenvolvido dramaturgicamente por Luan Valero, reúne questões como a da aparente imortalidade da miséria, da fome, filho provindo dela, da morte que apesar de temida se faz equivalente a própria vida e do sacrifício e a recompensa da bondade.

Através de figuras alegóricas e gigantescas, o Ás de Paus faz uso substancial dos elementos da pesquisa de efeitos de prolongamento do corpo do ator, como a perna-de-pau, para contar a história de Tia Miséria.

O espetáculo já percorreu mais de trinta cidades, realizando em torno de sessenta apresentações. No fim do ano passado o Núcleo recebeu o troféu Gralha Azul, nas categorias: Melhor Ator, para Guilherme Kirchheim, Melhor Figurino, para Alex Lima e Melhor Espetáculo, sendo este, levado pela primeira vez por uma companhia de fora de Curitiba.

Recentemente o Ás de Paus esteve na cidade de Rio Branco a convite do VI Festival de Teatro do Acre, e, também em Santos, onde participou do X Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

O grupo continua desenvolvendo pesquisas paralelas à agenda de viagens. Ainda no final deste mês irá novamente até a capital, apresentando-se na Mostra FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba.

Sinopse

“A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não pensar no que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. A Morte tão temida por todos, é naturalmente necessária para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer.

Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis”.

“Convite ao Teatro”

Promoção: Secretaria de Cultura

Espetáculo: “A Pereira da Tia Miséria”

Companhia: Núcleo Ás de Paus

Direção Coletiva

Dramaturgia: Luan Valero

Direção e Composição Musical: Eric D`Ávila

Figurino: Alex Lima

Cenário: Rogério Costa e Alex Lima

Atores: Bruna Stéphanie, Camila Feoli, Guilherme Kirchheim, Luan Valero, Rogério Costa, Thunay Tartari

Contra-regragem: Adalberto Severiano

Entrada gratuita