AÇÃO SOCIAL

Três novas hortas comunitárias são inauguradas em Maringá

O projeto de hortas comunitárias, coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), tem programada a entrega de mais três unidades para os próximos dias.

A primeira delas será inaugurada na próxima terça-feira, dia 6, no Jardim Oásis, na região norte da cidade. A cerimônia está marcada para as 16 horas, à Rua Rio Japuratuba, número 472, ao lado da sede social da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP).

A 21ª horta comunitária a ser implantada em Maringá vai atender a 45 famílias de baixa renda cadastradas e que moram no entorno da área de 2,5 mil metros quadrados localizada em terreno de fundo de vale. Cada família terá direito a dois canteiros de 20 metros de comprimento por 1,20m de largura, onde poderão cultivar alface, almeirão, chicória, salsinha, cebolinha e outras variedades de plantas folhosas. O sistema de plantio deverá obedecer a critérios de produção ecologicamente correta, sem a utilização de adubo químico e demais defensivos agrotóxicos.

“O foco principal é o consumo próprio de alimentos saudáveis, mas o excedente da produção poderá ser comercializado pelas famílias participantes do projeto”, explica o gerente do programa de Hortas Comunitárias, José Oliveira de Albuquerque.

Para os próximos dias também está prevista a inauguração das hortas comunitárias do Conjunto Guaiapó e da Vila Esperança.

Alimentação saudável

As 20 hortas comunitárias implantadas em Maringá atualmente atendem a 500 famílias ou duas mil pessoas do município. A iniciativa surgida em 2007 atende a critérios estabelecidos pelo prefeito Silvio Barros dentro da proposta de oferecer saúde, bem estar e melhor qualidade de vida para a população.

O programa municipal é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social e Cidadania, com apoio do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup) da UEM, Eletrosul, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério do Desenvolvimento Social, Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp), ADRA, Rotary Clube Maringá Sul e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp.