GERAL

Estudantes dão exemplo de cidadania

"Imposto pago, educação garantida".

Essa é uma das frases que foi escrita em cartazes apresentados ontem (5) pela manhã durante a entrega de premiação do concurso de redação "Cidadania Fiscal" e que foi fixada no alambrado do Parque do Ingá.

Entre os vencedores do concurso está uma aluna da Escola Municipal Octávio Periotto, Tamires Cardozo de Mattos, que ficou em segundo lugar na categoria 8ª séries, concorrendo com cerca de 7 mil redações.

O evento foi coordenado pelo Movimento pela Cidadania Fiscal e reuniu centenas de estudantes no Centro de Convivência Comunitária Dep. Renato Celidônio, além da presença do prefeito Silvio Barros e autoridades municipais.

Segundo o chefe do Executivo, o ponto alto do concurso foi a participação dos jovens e o empenho das entidades, escolas públicas e particulares.

"O principal é a mudança que está ocorrendo na sociedade".

Silvio Barros disse ainda que "para por fim na corrupção é preciso acabar com os dois lados: o corrupto e o corruptor".

Tamires Cardozo de Mattos, que ficou em segundo lugar na sua categoria, recebeu como prêmio um discman das mãos da secretária da Educação do Município, Norma Deffune e do prefeito.

Os primeiros lugares das cinco categorias foram premiados com um DVD e os segundos e terceiros lugares, com um discman.

MOVIMENTO:

De acordo com os fundadores do Movimento Pela Cidadania Fiscal, a idéia nasceu da indignação de pessoas comuns que buscavam mudanças.

O objetivo do grupo é conscientizar o cidadão da importância dos tributos pagos e sua correta aplicação.

Também participaram da organização do concurso: a Secretaria de Educação do Município, Núcleo Regional de Educação, Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e a Receita Federal.

Pmm