AÇÃO SOCIAL

Projetos de Maringá são semifinalistas de Prêmio Caixa

Dois projetos de Maringá, o Condomínio do Idoso e o Capacitando para a Inclusão Social e Produtiva, foram semifinalistas do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, realizado pela Caixa Econômica Federal e o Governo Federal. Mais de 200 projetos de todo o Brasil estavam inscritos no prêmio, que reconhece iniciativas que fortalecem melhores condições para a população.

O Condomínio do Idoso é um projeto realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Habitação de Interesse Social, com alunos do curso de arquitetura da Universidade Estadual de Maringá. São 40 apartamentos adaptados para garantir conforto e segurança aos moradores, que contam ainda com Academia de Terceira Idade, pátio de convivência, e espaços destinados a horta com plantas medicinais, além de assistência social e acompanhamento de equipes do Programa Saúde da Família.

O programa Capacitando para a Inclusão Social e Produtiva, através da implantação das Hortas Comunitárias, envolve famílias de baixa renda dos bairros. Implantadas a partir de 2006 as hortas melhoraram a alimentação e a renda das famílias envolvidas. São 20 horas envolvendo mais de 500 famílias que juntas produzem uma média de 200 toneladas ao ano.

O projeto Hortas Comunitárias é coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos com apoio da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e parceria do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup) da UEM, Eletrosul, Adras, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério do Desenvolvimento Social e Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp).

O objetivo do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades brasileiras e para o alcance dos objetivos da Agenda Habitat no país, por meio do estímulo à disseminação e reaplicação de melhores práticas de gestão local.

São premiadas 20 práticas, sendo 10 projetos nos temas-foco Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento, Gestão Municipal, Desenvolvimento Local e Inclusão Social, e 10 no tema-foco Trabalho Social no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. As melhores práticas são inscritas pela Caixa no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, promovido pelo Habitat/ONU, em parceria com a Municipalidade de Dubai/Emirados Árabes.