COMÉRCIO

Pesquisa da ACIM revela que consumidor está confiante

O maringaense está confiante na economia. É o que revela a pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para medir o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM), que em dezembro atingiu 141,6 pontos. O índice é considerado positivo e é sete pontos superior ao registrado em novembro.

Dos cinco índices que compõem a pesquisa, quatro registraram alta, sendo que o de expectativa de emprego foi o que registrou maior crescimento, de 13,1 pontos, e atingiu 130,9 pontos. De acordo com a pesquisa, isso demonstra que houve geração de emprego acima do mês anterior. “No final de ano há maior demanda de oferta de emprego temporário, fato que contribui para o contentamento da população, aliado à injeção do 13º salário na economia local. Os números mostram a clara percepção de que o ano de 2011 foi excelente para ganhos financeiros”, diz o professor e coordenador da pesquisa, Joilson Dias. O índice de expectativa de consumo foi o único que se manteve no mesmo patamar de novembro, atingindo 147,8 pontos.

A pesquisa também demonstrou que em dezembro 91,8% das famílias estavam com as contas em dia, contra 86,5% do mesmo mês de 2010. “Com isso espera-se que em janeiro e fevereiro o índice de inadimplência seja bem menor que o registrado em 2011”, explica Dias.

Com relação às perspectivas para 2012, 75% dos consumidores estão otimistas, 6% se mostraram pessimistas, outros 16% estão indiferentes e 3% não têm ideia de como será o próximo ano.

Pesquisa

O estudo toma por base 100 pontos, que indica que a confiança do consumidor está neutra. Quando a pesquisa aponta entre 100 e 125 pontos, indica confiança positiva moderada-boa; entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; entre 150 e 200, confiança positiva excelente; entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração; entre 50 e 75, desconfiança total e recessão.