CIDADE

Jornal de Portugal traz reportagem especial sobre Maringá

Jornal de Portugal traz reportagem especial sobre Maringá
Jornal Mundo Português.
O jornal Mundo Português, editado em Lisboa, traz uma reportagem sobre a colonização de Maringá, alguns dos pioneiros da cidade e do clube Centro Português de Maringá na edição de 11 a 17 de novembro. Considerado o semanário português de maior circulação internacional, o jornal cita que 400 anos depois da colonização lusa no Paraná, os portugueses ajudaram a abrir Maringá, “uma cidade modelo”.

Com informações de sites locais e entrevista com o pioneiro Luciano Pereira Baptista, a reportagem “Portugueses ajudaram a erguer uma das mais modernas cidades do Brasil” fala da chegada dos portugueses no município, das empresas dos imigrantes na cidade e do progresso de Maringá. A reportagem ainda localiza Maringá e fala da irmandade com a cidade portuguesa de Leiria, da participação dos colonizadores lusos na fundação da Acim e o grupo folclórico Os Lusíadas.

A reportagem, de quatro páginas, traz entrevistas com quatro portugueses e descendentes que fazem história em Maringá: Alfredo de Jesus Fernandes, Sérgio Santos de Oliveira, Joaquim Fernandes da Costa e Luciano Pereira Baptista. O jornal narra ainda a história do Centro Português de Maringá, um dos mais tradicionais clubes sociais da cidade.

Narrando a história do clube, em entrevista com Luciano Baptista – há mais de 40 anos envolvido na direção do Centro Português, o jornal cita a formação de um “espaço português” em Maringá; a Festa Portuguesa, uma tradição da cidade e considerada a maior do gênero no Paraná; o grupo folclórico Os Lusíadas; e a participação de aproximadamente 700 famílias associadas.