CIDADE

Audiência Pública reúne comunidade para debater projetos do Aeroporto e Avenida Colombo

A Secretaria de Planejamento realizou nesta quinta-feira (1) Audiência Pública do Plano Diretor do Aeroporto Silvio Name Júnior e a regulamentação do Eixo Residencial A, que trata da transformação da avenida Colombo. O prefeito Silvio Barros abriu o evento, lembrando que os assuntos tratados na Audiência ficaram em consulta pública nos últimos 30 dias, e os interessados tiveram chance de conhecer os detalhes dos dois projetos.

Segundo o prefeito, os dois temas são de extrema importância para toda a comunidade, por se tratar de projetos de infraestrutura que visam melhorar as condições de duas áreas públicas. “Queremos adequar o aeroporto para oferecer qualidade de serviço não apenas aos passageiros, mas transformar a estrutura em um instrumento para alavancar a economia do município e da região”, definiu.

Sobre o projeto da avenida Colombo, o prefeito Silvio Barros explicou que após a entrega do Contorno Norte, a via terá um novo perfil, deixando de receber o tráfego rodoviário para se transformar em uma boulevard. “A Colombo tem características únicas em Maringá e será uma avenida importante também para nossa economia”.

O secretário de Planejamento, Walter Progiante, lembrou que todos os presentes tiveram a chance de se manifestarem sobre os dois projetos, e que todas as sugestões serão levadas ao Conselho Municipal de Planejamento e Gestão e Territorial. O diretor de Planejamento, José Vicente Soccorro, adiantou que a Audiência realizada no primeiro semestre já havia apresentado o projeto do aeroporto, alterado durante esse período em cima de novas normas federais.

O superintendente do Aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, citou as vantagens da localização da pista em relação a outros aeroportos pelo Brasil. “Nosso aeroporto é considerado estratégico para o futuro pelas condições de expansão, sem necessidade de alterar o entorno”, disse. Segundo Valêncio, o plano faz do Aeroporto de Maringá ser o primeiro a se adequar às novas legislações do setor.

Valêncio destacou também a participação da sociedade no debate em torno dos projetos de interesse público. “Essa participação é de extrema importância para alavancar ainda mais os projetos da área”. O engenheiro Sérgio Lubitzm, da empresa de consultoria Zenite, responsável pelo estudo e produção do Plano Diretor do Aeroporto, apresentou os principais pontos, abrindo espaço para as manifestações públicas.

O prefeito Silvio Barros fez questão de adiantar aos proprietários de áreas no entorno do Aeroporto, presentes na Audiência Pública, que o município não tem interesse em desapropriar terras para empreendimentos. Segundo o prefeito, as áreas que serão valorizadas vão beneficiar os proprietários, que podem explorar a infraestrutura necessária para atender a demanda de empresas que se instalarem na região do Aeroporto.

Colombo

A Audiência Pública sobre a avenida Colombo, apresentada pelo secretário Walter Progiante e o diretor José Vicente Soccorro, detalhou as regras de ocupação da via contidas na Lei Complementar 888/2011. O primeiro detalhe colocado foi que o novo modelo não representa prejuízo às empresas instaladas no trecho, que vai da avenida Tuiuti até a rua Arlindo Planas.

A lei que transforma a Colombo em uma área residencial e comercial, e também cria eixos comerciais em vias paralelas e próximas. “Como o objetivo é transformar a Colombo em uma via de concentração residencial, adiantamos a permissão de instalação de comércio no entorno para atender essa demanda”, explicou Vicente Soccorro.

A legislação prevê detalhes como a permeabilização, jardinagem dos passeios, áreas de estacionamento e ocupação entre outros pontos. A proposta, de acordo com Progiante, é transformar a avenida Colombo em uma via comercial de importância para a cidade, com qualidade urbanística e arquitetônica. “O projeto está aberto para conhecimento e opinião da comunidade”, destacou.

Os dois projetos, do Aeroporto e da avenida Colombo, continuam disponibilizados no site da Prefeitura para consulta pública. Participaram da Audiência Pública o vice-prefeito, Roberto Pupin; os secretários municipais Laércio Barbão, do Controle Urbano e Obras Públicas; Valter Viana, do Desenvolvimento Econômico; Gilberto Delgado, da Habitação; o vereador Humberto Henrique, membro do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial; além de proprietários nas duas áreas, profissionais da construção civil e representantes da comunidade.