PREFEITURA

Prefeitura utiliza sistema inédito de injeção de concreto

A Prefeitura de Maringá iniciou ontem segunda-feira, dia 27, a aplicação de um método altamente especializado e pouco comum para realizar reparos na cisterna localizada no subsolo do Paço Municipal.

O trabalho consiste na injeção de nata de cimento fluída pressurizada no solo, abaixo da laje do fundo da cisterna, para estabilizar o processo de recalque que vinha provocando fendas e rachaduras nas paredes laterais.

Para realizar esse trabalho foi preciso cavar um fosso de dois metros de profundidade, ao lado de uma das paredes da cisterna, de onde partirão as perfurações para a injeção da nata de cimento a uma pressão correspondente a 3,5 kgf/cm².

“Esse reforço formará um bloco compacto de cimento abaixo da laje do fundo, evitando o recalque da cisterna e as conseqüentes rachaduras das paredes”, afirma o engenheiro da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), Carlos Augusto Campêlo Lopes.

Segundo o engenheiro, que coordena o trabalho dos funcionários da empresa MJA Tecnologia e Consultoria Ltda., a empresa maringaense é a única do interior do estado a executar essa modalidade de serviço.

O reservatório de água do Paço Municipal tem capacidade para 50 mil litros e deverá ter o trabalho de impermeabilização concluído em 15 dias.

NOVA RAMPA:

Nesta segunda-feira também teve início uma nova etapa nos trabalhos de restauração das calçadas para pedestres na quadra do Paço Municipal.

A obra – que vem sendo executada pela empresa Protenge Engenharia, de Londrina – prevê a recuperação da calçada da Avenida XV de Novembro, no trajeto entre a Avenida Duque de Caxias e a Praça Renato Celidônio.

Todo o nivelamento da área de 883,27 metros quadrados da nova calçada já está pronto e, nesta semana, serão concluídas a sub-base de brita graduada e a base de areia para receber o revestimento em Paver.

Além da calçada, o sistema de Paver (piso de concreto inter-travado) também será utilizado no calçamento da nova rampa principal de entrada do Paço Municipal.

De acordo com o projeto, a nova rampa será mais ampla e de aclive mais suave para facilitar o acesso de portadores de deficiência física.

Outra melhoria já iniciada nesta semana no Paço Municipal foi a realização do servico de manutenção do sistema de funcionamento do elevador.

Mais informações: 3221-1297 (Seduh)

Pmm