SAÚDE

Nutricionistas do município garantem merenda escolar

O incidente ocorrido no penúltimo dia do Fera (Festival de Arte da Rede de Ensino), na sexta-feira passada (17), com cerca de 100 alunos que participavam do festival despertou a preocupação de pais e professores sobre a qualidade da merenda escolar.

Mesmo, ainda, sem um laudo oficial sobre os motivos da intoxicação alimentar, a prefeitura de Maringá esclarece que as refeições fornecidas durante o evento foram elaboradas por uma empresa contratada pelo governo do Estado para atender ao evento e, que a mesma, não é de Maringá.

Vários telefonemas chegaram a Secretaria da Educação do Município (Seduc) perguntando sobre a qualidade das refeições servidas aos alunos atendidos pelo Programa de Municipalização da Merenda Escolar.

A secretária da Seduc, Norma Deffune, tranqüiliza os pais e responsáveis informando que os alunos recebem atenção especial de especialistas na hora da alimentação.

Segundo a secretária, o cardápio das merendas passa pela aprovação de nutricionistas da Secretaria da Educação do Município garantindo um controle rígido de qualidade desde a seleção dos alimentos até sua chegada aos refeitórios das escolas.

"Os pais podem ficar tranqüilos porque há um rígido controle desde a licitação até o manuseio dos alimentos".

Outro ponto importante levantado por Norma Deffune é que todo alimento processado, ou natural, antes de ser colocado para consumo é experimentado e se houver qualquer alteração no sabor imediatamente é suspenso e anotado o item".

CONTROLE DE QUALIDADE:

O Programa de Municipalização da Merenda Escolar é coordenado pela Secretaria da Educação do Município, que desenvolve o trabalho em 133 unidades escolares.

No total, são preparadas 68 mil refeições diárias em 39 escolas estaduais (ensino fundamental), 36 escolas municipais, 44 centros de educação infantil e, ainda, colabora com 14 entidades filantrópicas.

O setor de merenda escolar do município é coordenado pela nutricionista Maria Aparecida Ferrarini de Paula.

Duas nutricionistas da Secretaria da Educação fazem o planejamento da merenda escolar e elaboram o cardápio, participam de licitações, compras, distribuição e supervisão da merenda, além da elaboração de cronogramas.

As nutricionistas também são responsáveis por cursos de aperfeiçoamento ministrados para merendeiras.

Pmm