SAÚDE

Dia Mundial do AVC alerta comunidade sobre prevenção

Com apoio da Secretaria de Saúde a Liga de Neurologia da Universidade Estadual de Maringá e a ONG Brasil AVC promoveram no último sábado um atendimento especial para marcar o Dia Mundial do AVC – Acidente Vascular Cerebral. Durante a manhã profissionais de saúde atenderam os frequentadores da pista de caminhada do Parque do Ingá e o público em geral com orientações de prevenção exames.

O objetivo foi de marcar a data e chamar a atenção da comunidade para o AVC, também conhecido como “derrame”, principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade em adultos em todo o mundo. O AVC pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos: AVC isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação vascular; e AVC hemorrágico: o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

Nas últimas décadas tem sido demonstrado que a rapidez e a organização no atendimento desta doença, além da utilização de protocolos e medicações específicas, diminuem a mortalidade e minimizam as sequelas.