TEMPO

Temporais provocaram estragos na rede elétrica em todo o Paraná

Temporais provocaram estragos na rede elétrica em todo o Paraná
Os temporais do dia 29 resultaram em 5,18 mil ocorrências.
Os temporais do último sábado (29) resultaram no registro de cerca de 5,18 mil ocorrências envolvendo a rede elétrica da Copel em todo o Paraná – entre postes e torres de transmissão quebrados, transformadores queimados e cabos rompidos. Pelo menos 684,5 mil domicílios ficaram temporariamente sem luz. Equipes da Copel trabalharam durante todo o fim de semana e continuam em campo para reconstruir as redes danificadas. Até o final da tarde desta segunda-feira, cerca de 11 mil unidades consumidoras continuavam sem energia elétrica no Estado.

A região mais afetada foi o Oeste paranaense, onde os ventos ultrapassaram os 100 km/h, derrubando três torres da linha de transmissão de 138 mil volts que abastece o município de Santa Helena. A operação de reerguimento desse trecho, localizado em Missal, deve ser concluída até quarta-feira (02). A indisponibilidade desta linha, porém, não afeta consumidores, cujo abastecimento está sendo feito por redes alternativas, recuperadas emergencialmente ainda no sábado.

Foram registradas pela Copel desde sábado até esta segunda-feira (31), nesta região, cerca de 2,5 mil ocorrências, a maior parte referente a postes quebrados e cabos rompidos. Os municípios mais afetados foram de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Medianeira, Matelândia, São Pedro do Iguaçu, Diamante do Oeste, Toledo e Santa Helena. Até a tarde desta segunda-feira, mais de 350 postes quebrados já haviam sido encontrados e substituídos.

Somente no Oeste, quase 300 mil imóveis chegaram a ficar sem luz durante a tempestade. As equipes de emergência da Copel na região trabalham com a expectativa de recompor quase totalmente o sistema elétrico até o final desta segunda-feira. Algumas regiões da área rural de Santa Helena, Missal e Vera Cruz d’Oeste, porém, só devem ter suas ligações restabelecidas nesta terça-feira (01), devido ao grande número de postes quebrados. No final da tarde desta segunda ainda restavam cerca de seis mil domicílios urbanos e rurais sem energia. Esta foi a maior tempestade registrada este ano na região, principalmente na faixa situada entre a BR-277 e o lago de Itaipu.

NOROESTE, NORTE E CENTRO SUL – A região Noroeste foi a segunda mais afetada. Foram mais de mil ocorrências registradas, entre transformadores queimados, cabos rompidos e postes quebrados; 192 mil domicílios chegaram a ficar sem energia elétrica. Até a tarde desta segunda-feira, pelo menos 4,7 mil residências continuavam sem luz (a maior parte de áreas rurais), com previsão de terem o serviço restabelecido até amanhã.

Os municípios mais afetados foram Santa Izabel do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo e Loanda, na região de Paranavaí, onde foram trocados mais de 30 postes; e São Tomé, Indianópolis, Japurá, São Manoel do Paraná, Jussara e Terra Boa, na região de Cianorte, onde cerca de cem postes foram avariados. Em Campo Mourão, Iretama e Mamborê cerca de 15 postes tiveram de ser trocados pela Copel e, em Maringá, 20 postes.

No Norte paranaense, a Copel registrou cerca de 730 ocorrências. Mais de 30 postes foram quebrados e dezenas de cabos rompidos por árvores caídas e descargas atmosféricas que atingiram a rede elétrica. A maior parte das ocorrências foi registrada em municípios da região de Cornélio Procópio, onde 26 postes quebraram, principalmente em Paranaji, Uraí e Santa Mariana.

No sábado, os municípios de Leópolis e Sertaneja chegaram a ficar sem energia elétrica durante aproximadamente cinco horas, devido às avarias ocorridas nas redes de 34,5 mil volts que os abastecem. No auge da tempestade, chegaram a sofrer interrupção simultânea do fornecimento de energia cerca de 150 mil domicílios no Norte. Destes, 231 ainda aguardavam ser atendidos no final da tarde desta segunda-feira.

No Centro-Sul, foram quase 900 ocorrências de falta de energia registradas nos 50 municípios da região. Destas, ainda restavam perto de 90 ocorrências isoladas para atendimento na tarde desta segunda-feira. Durante esse período, aproximadamente 42,5 mil consumidores chegaram a ficar sem energia.

A ocorrência mais grave foi em Pitanga, onde as fortes descargas atmosféricas acompanhada de ventos provocaram a abertura da linha de transmissão Ivaiporã-Pitanga, que atende aquela região. Em função da dificuldade de deslocamento das equipes, cerca de 10 mil unidades consumidoras da região ficaram sem energia durante quase 5 horas e meia no sábado.

Na região de Ponta Grossa, a situação mais crítica ocorreu na tarde de sábado, quando aproximadamente 20 mil consumidores ficaram desabastecidos das 16 às 21 horas. Nesta área foram registradas quase 500 ocorrências de falta de energia, que atingiram 47 bairros e distritos.

Na região da União da Vitória, a Copel contabilizou 110 ocorrências distribuídas nos municípios de Bituruna, Paula Freitas, União da Vitória e Mallet, onde o alimentador Eldorado sofreu cinco desligamentos ao longo da tarde, com durações que variaram de 20 minutos a uma hora, prejudicando cerca de 2,2 mil consumidores das áreas urbana e rural. Já a região de Irati registrou quase 300 ocorrências, principalmente nos municípios de Irati e Inácio Martins.

Número de ocorrências:

Região Oeste: 2.500

Região Noroeste: 1047

Região Centro-Sul: 900

Região Norte: 732

Número de domicílios que chegaram a ficar sem energia:

Região Oeste: 300 mil

Região Noroeste: 192 mil

Região Centro-Sul: 42,5 mil

Região Norte: 150 mil

Número de residências ainda sem energia (até o final da tarde desta segunda-feira):

Região Oeste: 6 mil

Região Noroeste: 4,7 mil

Região Centro-Sul: 90

Região Norte: 231