SAÚDE

UEM monitora e avalia projeto do Ministério da Saúde

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está realizando o monitoramento e avaliação do Projeto de Expansão e Consolidação em Saúde da Família (Proesf), do Ministério da Saúde, em 20 municípios do Paraná e Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes.

O trabalho é ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade, com coordenação de profissionais dos departamentos de Enfermagem (DEN), de Medicina (DMD) e de Análises Clínicas (DAC).

A equipe técnica é formada por 13 pessoas da área da saúde, quatro delas da UEM e as outras representantes das secretarias estaduais e regionais do Paraná e de Santa Catarina, e do município de Maringá.

O objetivo do trabalho é "realizar estudos de linha de base, para avaliar a atenção básica nos municípios, uscando especificar o conjunto de fatores que influenciam os resultados obtidos com a introdução do Proesf".

De acordo com o cronograma de execução, as atividades começaram em março deste ano e continuam até fevereiro de 2006 com as seguintes atividades: oficinas macrorregionais e outras atividades da coordenação central do projeto; instalação e funcionamento do escritório central de Maringá; oficina de sensibilização de gestores; oficina de capacitação de supervisores regionais; capacitação dos representantes dos municípios; construção dos instrumentos e coleta de informações; seleção de municípios e dos setores para estudo de caso; coleta de dados com usuários, gestores e trabalhadores; oficina de conformação do instrumento final; e seminário sobre avaliação de programas e serviços de saúde; entre outras.

Esta semana foi realizada uma reunião técnica em Maringá.

A equipe também construirá uma base de dados, fará análise dos resultados e apresentará um relatório final para o Ministério da Saúde.

O escritório do Proesf, na UEM, funciona no CCS, no Bloco 10 do câmpus universitário.

Fazem parte da coordenação as professoras Magda Lúcia Félix de Oliveira, Maria José Scochi e Sonia Silvia Marcon, todas do DEN, além de Paula Nishiyama, do DAC, e Maria Bernadete Gonçalves, do DMD.

Podem ser obtidas mais informações no escritório, pelo telefone (44) 3261-4533 ou e-mail:polo_mga@uem.br.

Pmm