AÇÃO SOCIAL

Projeto “Clube da Pipoca” visa prevenir consumo de álcool e drogas entre adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) através da Diretoria de Programas Sobre Drogas, lançou na última quinta-feira (27) o projeto “Clube da Pipoca”, com o objetivo de diminuir a exposição de crianças e adolescentes ao risco de consumo de álcool e outras drogas utilizando como ferramenta o entretenimento. A primeira edição do projeto foi adolescentes atendidos na entidade Ação Social Santa Rita de Cássia.

O projeto “Clube da Pipoca” é direcionado a adolescentes de 15 a 17 anos, grande parte beneficiários do Programa Bolsa Família, jovens em situação de risco pessoal e social encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial e órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente.

O trabalho consiste na exibição de filmes, com a finalidade de discutir os temas dependência química, tráfico de drogas, transotornos mentais ocasionados em decorrência do consumo de drogas, falta de diálogo na família e as conseqüências, gravidez na adolescência, AIDS, preconceito, afetividade, entre outros.

Alguns filmes escolhidos para serem exibidos no projeto são sugeridos pelo Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação da Divisão Estadual de Narcóticos (CAPE/DENARC) e outros são definidos pela equipe que coordena o “Clube da Pipoca”.

Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, “a necessidade de desenvolver um projeto adequado à faixa etária, que seja atrativo, que desperte interesse e ao mesmo tempo cause reflexão sobre várias temáticas é importante na formação e no desenvolvimento saudável das crianças”.

Segundo o gerente da Diretoria de Programas Sobre Drogas e coordenador do projeto, Alex Chaves, Maringá enfrenta um latente problema com o consumo abusivo de drogas, que tem iniciado cada vez mais cedo. “Estamos elaborando ações para implementar a prevenção, reiserção e tratamento dos usuários de substâncias psicoativas e álcool. Esse projeto ajuda a prevenir”, ressalta.

Durante as exibições são servidos pipoca e refrigerante para os adolescentes.

Para participar é preciso fazer contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

Serviço

Informações na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc)(, pelo telefone (44) 3221-1449.