CIDADE

Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense resulta em anúncios positivos para Maringá

Durante a abertura do 4º Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense, promovido pela Prefeitura e Maringá Convention & Visitors Bureau, o secretário de Estado de Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, anunciou que Maringá tem grandes chances de ser centro de treinamento e hospedagem de uma seleção na Copa do Mundo de 2014. “Maringá está na lista dos municípios pré-selecionados pela Fifa e é uma forte candidata a receber uma seleção”, afirmou.

O secretário falou sobre as oportunidades de negócios com o Mundial no evento, que contou com a presença do prefeito Silvio Barros, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana, do presidente do Maringá Convention & Visitors Bureau, Fernando Rezende, do diretor de Ensino do Cesumar, Cláudio Ferdinandi e do professor da UEM, Manoel Jacó Gimenez.

O prefeito Silvio Barros afirmou que Maringá vem se preparando nos últimos anos e se consolidando como centro de excelência no esporte em várias modalidades e que os investimentos no esporte já geram benefícios para o turismo.

“Nos últimos anos sediamos importantes eventos nacionais e mundiais promovidos na Vila Olímpica, como as Olimpíadas Escolares Brasileiras e o GP de Atletismo. Temos estrutura para receber grandes eventos e experiência na organização de atividades que impulsionam o turismo local”, destacou.

Segundo dia

O 4º Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense prossegue nesta quarta-feira (26), a partir das 18 horas, no auditório Joaquim Lauer (Bloco 6), Cesumar, com debates em torno da regionalização em favor do turismo. O tema será abordado pela consultora de turismo e comunicação e diretora da empresa Vitrine Brasil, Tânia Brizolla.

A palestrante ocupou o cargo de Diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo de 2003 a 2009 e foi responsável pelo Programa de Regionalização e Coordenadora Geral do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, até a sua 4ª edição.

A palestra será direcionada a empresários, investidores, entidades e instituições públicas e privadas envolvidas com a atividade turística da região.

Também vão compor a programação do segundo dia as palestras ministradas por Dudu Fernandes, gestor de entretenimento do Costão do Santinho Resort, Golf & Spa (localizado em Florianópolis – SC) e Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, que vai discorrer sobre o "Natal em Curitiba".

"Entretenimento em Hoteis e Ressorts – Oportunidade de mercado" é o tema da palestra de Dudu Fernandes, dirigida principalmente a estudantes de turismo, hotelaria, educação física e artes cênicas e plásticas. Segundo ele, entretanto, qualquer estudante que goste de se relacionar com pessoas, profissionais de eventos, promotores de viagens estudantis e até mesmo gestores de recursos humanos serão bem vindos.

As inscrições para o Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense podem ser feitas no próprio local. Para se inscrever os interessados deverão doar um brinquedo que será repassado para crianças carentes.

O congresso tem o apoio do Cesumar, Sivamar, PUC-PR, Abrasel, CMTUR, Sebrae, Sindhotel, ACIM, AMAV e Rede de Turismo Regional.

Programação

26/10/2011 (quarta-feira)

18h - "Importância da regionalização como estratégia de gestão do território e comercialização de produtos turísticos"

Palestrante: Tânia Brizolla – Consultora de Turismo e Comunicação, Diretora da empresa Vitrine Brasil. Foi Diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo de 2003 a 2009. Responsável pelo Programa de Regionalização e Coordenadora Geral do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil até a sua 4ª edição.

19h30 "Natal em Curitiba"

Palestrante: Juliana Vosnika - Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba

20h30 "entretenimento em Hotéis e Resorts – Oportunidade no Mercado"

Palestrante: Dudu Fernandes – Gestor de Entretenimento do Costão do Santinho Resort & Spa