SANEAMENTO

Maringá solicita ingresso em consórcio intermunicipal de saneamento

O prefeito Silvio Barros entregou nesta sexta-feira (21), pedido para Maringá integrar o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná (Cismae), que reúne 27 municípios do Estado. Ofício com a solicitação foi entregue ao presidente do consórcio, Clovis Peres, prefeito de Japurá, durante Assembleia Extraordinária em comemoração aos 10 anos de fundação da Cismae.

O evento, realizado no Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Cismae/Funasa, em Maringá, reuniu prefeitos e representantes de municípios integrados ao consórcio e diretores da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). “Maringá trabalha para ser referência em processos de saneamento”, afirmou o prefeito Silvio Barros, que abriu a assembleia parabenizando o Cismae e a Funasa pelo evento e pela estrutura construída em Maringá.

Segundo o prefeito, a nova legislação leva a questão do saneamento básico a ser tratado de forma integral, levando a administração de todos os serviços de forma harmônica. “Não existe modelo para essa nova política de saneamento básico, e queremos criar esse modelo junto com vocês, dentro da realidade dos municípios”, explicou.

Silvio Barros deixou claro que a intenção é colocar Maringá na vanguarda. “Nosso município é privilegiado no abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário e buscamos modelo de referência para os resíduos sólidos”, revelou. O prefeito adiantou ainda que a intenção é não servir apenas Maringá, mas os municípios vizinhos na destinação adequada dos resíduos com a usina de geração de energia.

O prefeito citou também o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Cismae/Funasa, que abriga o mais completo laboratório de alta complexidade do Brasil. “O município doou o terreno porque acredita neste empreendimento, uma estrutura importante dentro de nossa proposta de ser referência na política de saneamento”.

O superintendente da Funasa no Paraná, Raul Henrique Ribas Macedo, agradeceu o terreno e elogiou a intenção de Maringá integrar o Cismae. “Será uma valorosa participação porque Maringá já é referência em gestão pública e com certeza vai fortalecer ainda mais o consórcio”, garantiu.

Macedo falou do orgulho do Paraná ter construído o maior Centro de Referência em Saneamento Ambiental do País. “Quando superintendentes de todo o Brasil se reúnem reconhecem a vanguarda do Paraná nas ações de saneamento e meio ambiente porque todos aqui trabalham para isso”, afirmou.

O presidente do Cismae, Clovis Peres, afirmou ser uma satisfação receber o pedido de ingresso de Maringá no consórcio. “Mostra a visão de gestor de vanguarda do prefeito Silvio Barros, assim como mostrou sua liderança quando repassou o terreno para a construção deste Centro de Referência”, disse.

Peres falou do momento importante do Cismae, que em apenas 10 anos soma conquistas que refletem na melhoria das condições de vida de milhares de pessoas. “Queremos Maringá conosco porque é certeza de avanços importantes para o consórcio”.

A vice-presidente nacional da Assemae, Tânia Maria Duarte, parabenizou o prefeito Silvio Barros pela intenção de integrar o Cismae. “A atitude do prefeito mostra o avanço na proposta de uma política para a área e reconhece a importância do consórcio”, disse.

Tânia lembrou que está em Maringá com outros diretores da Assemae para a Assembleia da associação no próximo ano, e destacou a escolha da cidade para o evento. “Reconhecemos o trabalho de Maringá, do Cismae e da Funasa vendo essa estrutura do Centro de Referência e os 10 anos do consórcio”, disse.

A dirigente da Assemae lembrou que a associação reúne mais de 2 mil municípios, todos com propostas para avançar nas soluções em saneamento e meio ambiente. “Assim como o prefeito Silvio Barros defende”, resumiu.

O diretor de articulação da Assemae, Francisco dos Santos Lopes, convidou os prefeitos para a assembleia do próximo ano, que terá como tema “Saneamento básico – desafios e cenários para a universalização”. “É um orgulho ver o Paraná dando exemplo no debate e na busca de alternativas para a área, motivo que trouxe a assembleia da Assemae para Maringá em 2012”.

O representante da associação no Paraná, Darvi Ervino Schitz, falou da satisfação de ouvir os elogios, e mais ainda de estar na vanguarda da política de saneamento no País. “Estamos em um momento importante com a operação do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Cismae/Funasa, e no debate da aplicação da lei de saneamento nos municípios”, lembrou.