CIDADE

Prefeitura apresenta proposta de pesquisa acadêmica em assuntos de interesse da comunidade

Prefeitura apresenta proposta de pesquisa acadêmica em assuntos de interesse da comunidade
O prefeito Silvio Barros com propostas de pesquisas.
O prefeito Silvio Barros apresentou nesta quarta-feira (19) a representantes de instituições de ensino superior privadas de Maringá, uma proposta para direcionar os trabalhos acadêmicos para áreas de interesse da comunidade. “A proposta é somarmos esforços para que trabalhos de conclusão de curso, monografias e teses de mestrado e doutorado abordem temas relacionados às demandas do município, e que de alguma forma possam trazer benefícios à população”, explicou o prefeito.

A administração, de acordo com o prefeito, fez um levantamento entre as instituições de ensino superior, que juntas produzem em média 5 mil trabalhos de pesquisa ao ano. Metade desses trabalhos são temas apresentados pelos acadêmicos e a outra metade sugeridos pelos orientadores. “Queremos sugerir esses temas em cima das demandas que identificamos e que apresentam viabilidade e interesse para serem desenvolvidos”, disse Silvio Barros.

A proposta não é apenas sugerir o tema, mas também dar todo apoio para a realização dos trabalhos, inclusive financeira. O prefeito lembrou que o Governo do Paraná está em processo de aprovação de uma Lei de Inovação, que a Prefeitura também pretende aprovar a nível local, permitindo a concessão de bolsas para essas pesquisas.

Uma lista informal, com levantamento das secretarias municipais, entregue às instituições, já apontou 140 temas que podem ser sugeridos aos acadêmicos e orientadores. O prefeito Silvio Barros acredita que existam muitos outros assuntos que podem ser levados às instituições. “A pesquisa aplicada pode ser a ferramenta que fará a diferença no desenvolvimento da nossa comunidade”.

O prefeito justificou a proposta lembrando que Maringá praticamente não tem problemas de infraestrutura, e não pode ficar aguardando os desafios. A ideia é pensar lá na frente, e agir para se manter na frente”, afirmou. Silvio Barros citou a missão do Codem e do Sebrae, que conheceu centros de inovação e parque tecnológicos na Europa. “Fomos a 12 centros de inovação, e o que marca o trabalho desses centros é a pesquisa aplicada desenvolvida em parceria com as universidades”.

Alguns desses centros, relatou, já realizam pesquisas sem o financiamento público pelo nível de excelência alcançado. Na Alemanha os centros e as instituições de ensino superior estão com o desafio de encontrar alternativas para substituir 60% da matriz energética, e o governo financia porque sabe do retorno.

Pesquisa Aplicada

Outra revelação do prefeito é que o investimento internacional tem interesses imediatos do Brasil, por uma série de motivos. “Seria fantástico Maringá ter estudos apontando os motivos para essas empresas investirem aqui”, afirmou Silvio Barros, lembrando que a administração pública é um campo fértil para a pesquisa aplicada. “Alguns temas levantados pelas secretarias apontam para isso”, classifica.

Além das questões relacionadas ao desenvolvimento, Silvio Barros citou serviços de atendimento à comunidade que podem ser objeto de pesquisas acadêmicas. São temas que vão do atendimento público à saúde, que podem melhorar vários aspectos desde que identificadas as dificuldades. “Acredito que temos muitos talentos entre os 40 mil acadêmicos das instituições de ensino superior de Maringá, que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida da comunidade”.

Os representantes das instituições de ensino superior conheceram também o projeto do novo Centro Cívico de Maringá, desenvolvido por um escritório de arquitetura da França e premiado na Bienal de Arquitetura de Barcelona, um dos principais eventos do setor no mundo.

O projeto ocupando as áreas públicas e privadas, mostrou o prefeito, tem um novo conceito urbanístico – inédito no Brasil, com prédios sustentáveis e totalmente integrados. “Apresentamos o projeto em várias reuniões na Europa e lá o pessoal leva a sério. Eles acreditam que faremos essa obra, o que nem sempre acontece aqui”, disse Silvio Barros, garantindo que o projeto será executado.

Citou também as obras do Contorno Norte e do rebaixamento da linha férrea. “As obras do Contorno Norte são executadas com a última palavra em tecnologia rodoviária, e o rebaixamento da linha férrea é a maior obra do gênero no mundo, e assim como o futuro Centro Cívico podem contar com a participação dos acadêmicos das nossas instituições”, afirmou.

O prefeito Silvio Barros citou também o projeto Maringá 2030 do Codem, um projeto para a cidade nos próximos 20 anos. “Que cidade queremos em 20 anos? Precisamos pensar a longo prazo, inserir as necessidades da comunidade no futuro nos nossos projetos”, lembrou.

Resultados positivos

O diretor de pós-graduação do Cesumar, Valdecir Bertoncello, elogiou a proposta do prefeito e destacou a importância da pesquisa aplicada. “Sempre olhamos a pesquisa como forma de desenvolvimento, especialmente humano, e estamos em um grande número de representantes da instituição por acreditarmos na proposta”, afirmou. Ele lembrou que outros países já adotam esse processo e com resultados positivos. “Isso é visão administrativa”.

A professora, Solange Lopes, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Cesumar, também elogiou a iniciativa do prefeito, e garantiu que a instituição pretende ser parceira na proposta. “Nossas pesquisas já tratam de questão da administração pública, que com certeza terão resultados com essa proposta de trabalho em conjunto”, afirmou.

Para a professora Tania Maria Soares da Silva, coordenadora da pós graduação da Unifamma, a aproximação com a administração pública é louvável. “As pesquisas acadêmicas devem mesmo se voltar para a qualidade de vida da comunidade”, afirmou ela, garantindo que a Unifamma vai participar da proposta.

O professor Sidney Edson Mella Júnior, coordenador do curso de farmácia do Cesumar lembrou que a instituição já realiza pesquisa em parceria com a Secretaria de Saúde, e elogiou a possibilidade de realizar trabalhos que resultem em melhoria no atendimento e no processo. “Acredito ser possível muitos projetos neste sentido na área”, afirmou.

O assessor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura, Gilberto Cezar Pavanelli, explicou que a proposta já foi apresentada à UEM, e citou alguns projetos de pesquisa da instituição realizados em parceria com o poder público. “São projetos que podem melhorar aspectos da administração e cumprir a função de melhorar as condições de vida de pessoas”, disse.

Pavanelli adiantou ainda que será formada uma comissão com representantes da Prefeitura e das instituições de ensino superior, para viabilizar a proposta. “É possível já ter projetos nesse sentido e queremos identificar esses trabalhos e já iniciar essa parceria”, disse Pavanelli. O prefeito Silvio Barros lembrou que a proposta é estimular a pesquisa aplicada, sem imposição.