ESTRADAS

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados libera segunda etapa do Conto

O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), confirmou nesta quinta-feira (20), a liberação das obras da segunda etapa do Contorno Norte de Maringá. A liberação aconteceu depois de reunião entre dirigentes do DNIT, do Tribunal de Contas da União e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que teve uma atuação importante na liberação da obra.

A partir da visita de membros da Comissão às obras do Contorno Norte, em 29 de setembro, o deputado Fernando Francischini e a deputada Cida Borghetti passaram a trabalhar pela liberação da segunda etapa. Francischini, Cida Borghetti e os deputados Luiz Nishimori e Carlos Orleans Brandão Junior, presidente da Comissão estiveram em Maringá no último dia 29 de setembro, acompanhando o andamento da obra e a importância do empreendimento para a região. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito, Roberto Pupin e pelo presidente da Urbamar, Fernando Camargo.

O trabalho da Comissão alcançou o consenso para a liberação da segunda etapa do contorno, investimento de R$ 120 milhões para a duplicação de 11 quilômetros e execução de mais um viaduto e uma trincheira. Na próxima segunda-feira, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e o superintendente do DNIT no Paraná, José Silva Tiago, devem liberar a tramitação do empenho para assinar a ordem de serviço do Contorno Norte.

De acordo com o DNIT, a tramitação para liberar a ordem de serviço deve ser de 15 dias, e ainda este ano serão liberados em torno de R$ 30 milhões. O projeto da segunda etapa inclui a construção de uma trincheira na Avenida Pedro Taques, ligação dos jardins Santa Clara e Sumaré; e uma um viaduto na Avenida São Judas Tadeu, acesso entre o Conjunto Copacabana II ao Jardim Diamante, com previsão para entrega das obras em 18 meses.

O Contorno Norte de Maringá tem 17,5 quilômetros de extensão, desviando o tráfego rodoviária da BR 376 que hoje atravessa a área central de Maringá. A previsão é eliminar o trânsito de aproximadamente 22 mil veículos pesados ao dia da avenida Colombo – trecho urbano da BR 376. O Contorno Norte terá 13 viadutos, três pontes e uma trincheira.