SAÚDE

Restaurante Popular oferece oficina de alimentação saudável para a comunidade

Nesta terça-feira (18) o Restaurante Popular ofereceu uma oficina de alimentação saudável, orientando a comunidade a preparar alimentos com mais qualidade, pensando na promoção da saúde e evitando o desperdício. Um grupo de mulheres aprendeu três receitas econômicas nutritivas e aproveitou para tirar as dúvidas de qual é a melhor maneira de preparar e conservar os alimentos. A oficina encerrou a programação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro.

A nutricionista da Sasc, Eloá Angélica Koehnlein, que supervisiona o trabalho no Restaurante Popular, alertou as mulheres sobre a importância da alimentação saudável e do aproveitamento dos alimentos de forma segura.

“Podemos incluir na nossa alimentação receitas com talos de verduras como couve e brócolis e cascas de legumes como cenoura e abóbora. Os talos contêm mais fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, além de ter também ferro e vitamina A. As cascas devem ser bem higienizadas para serem aproveitadas em todas as receitas. Cenoura e abóbora são ricas em betacaroteno, que previne o câncer, o envelhecimento precoce e o Mal de Alzheimer”, exemplificou.

Eloá também alertou quanto a maneira correta de conservar os alimentos. “O correto é refrigerar os alimentos cozidos no máximo uma hora após o cozimento, quando ainda estiverem quentes. Basta esperar terminar a evaporação, aquela fumacinha que sai da panela, para acondicionar em refratários e levar para a geladeira”.

Os participantes do curso aprenderam a fazer três receitas: farofa com talos de verduras e cascas de legumes, doce de abóbora com casca e torta salgada com talos e cascas.

Outras oficinas foram realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) com os temas “Reaproveitamento de alimentos”, “Alimentação Saudável” e “Alimentos Seguros”. Os participantes receberam informações sobre vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes em frutas, legumes e verduras que contribuem para a proteção à saúde e redução do risco de ocorrência de doenças e também sobre a importância do reaproveitamento dos alimentos.