AÇÃO SOCIAL

Saúde desenvolve atividades na Semana de Combate às Drogas

A Secretaria Municipal da Saúde está desenvolvendo uma série de atividades, nesta semana, para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas – a ser refletido no próximo domingo, dia 26 de junho.

Entre as ações desenvolvidas está a realização do 1º Forum Municipal Sobre Substâncias Psicoativas – que vai debater a adoção de políticas para a prevenção, tratamento e repressão ao consumo de álcool e outras drogas no município.

Organizado pelo Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), o evento está programado para a próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 8 horas, no auditório do bloco 6 do Cesumar.

O fórum é aberto à participação de conselheiros do COMAD, representantes de instituições e entidades que atuam na área de dependência química e pessoas interessadas na discussão da Política Municipal Antidrogas.

Também na sexta-feira, o Centro de Atenção Psicossocial para Atendimento de Pacientes com Dependência de Álcool e outras Drogas (CAPSAD) vai realizar um “pedágio” no semáforo localizado na esquina das avenidas Brasil e Getúlio Vargas.

O objetivo é distribuir folders e outros materiais informativos para os motoristas e, por meio de faixas e cartazes, orientar a sociedade quanto à necessidade de se conter e reprimir o consumo de álcool e outras drogas ilícitas.

“Para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, desde o início desta semana está sendo desenvolvida uma programação que inclui passeios terapêuticos, sessões de cinema e gincanas com atividades físicas diárias”, afirma a coordenadora do CAPSAD, Sandra Aparecida Rocha Ribeiro.

CENTRO DE ATENÇÃO:

O CAPSAD atende mensalmente, em média, 175 pacientes alcoolistas e usuários de drogas ilícitas, que necessitam de tratamento para combater e abandonar o vício.

O atendimento prestado procura trabalhar todas as dificuldades de vida do dependente, como o baixo limiar à frustração, a pouca tolerância às normas e horários, a onipotência e a manipulação.

Ao mesmo tempo, o dependente é estimulado a perceber a importância do respeito ao outro e a necessidade de reaprender a conviver em grupo e a resgatar sua auto-estima.

O Centro de Atenção Psicossocial para Atendimento de Pacientes com Dependência de Álcool e outras Drogas (CAPSAD) funciona, em Maringá, na Avenida Centenário, 495 – próximo à nova rodoviária.

Mais informações: 3221-1849 com Sandra

Pmm