RELIGIãO

Milhares acompanham entronização de imagem na nova gruta do Parque do Ingá

Milhares acompanham entronização de imagem na nova gruta do Parque do Ingá
Chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida no portão do Parque do Ingá.
A chuva do feriado desta quarta-feira (12), não impediu que milhares de pessoas acompanhassem a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida na nova gruta do Parque do Ingá. No final da tarde, no portão do parque, mais de mil pessoas aguardavam a imagem, que chegou de uma carreata aberta por um caminhão do Corpo de Bombeiros a partir do Parque de Exposições, onde foi realizado o Cenário com Maria durante todo o dia.

O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battista, conduziu a procissão da entrada do parque até a nova gruta, onde centenas de pessoas já se posicionavam para acompanhar a entronização. Pelos cálculos da Guarda Municipal, mais de 2 mil pessoas participaram da cerimônia, acompanhado pelo vice-prefeito, Roberto Pupin.

Durante a procissão, Dom Anuar pediu oração para as crianças, os seminaristas e em especial por Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Hoje comemoramos o dia de nossa mãe com muita fé e a alegria de podermos estar trazendo novamente a imagem para o Parque do Ingá, essa imagem que já estava no parque há mais de 40 anos”, lembrou.

O gerente de Defesa Social do município, Paulo Mantovani, e o coordenador da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese, Valdemir Batista Freire, auxiliaram na instalação da imagem na gruta. “Agradecemos ao prefeito Silvio Barros que solicitou a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida nesta data especial para todos os católicos, e a todos que ajudaram para a realização dessa cerimônia”, disse o arcebispo.

Dom Anuar agradeceu também as pessoas que se mobilizaram para instalar uma cúpula blindada para proteger a imagem. “Esta noite a Guarda Municipal fará a segurança da gruta, que vai também ganhar câmeras de segurança, mas acredito que respeito aos sinais de fé do povo, e que novos atos de vandalismo não voltem a ocorrer”, afirmou.

O arcebispo reforçou ainda a importância da data para a celebração. “Hoje comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, de forma muito especial com milhares de pessoas no Cenáculo com Maria e agora aqui no Parque do Ingá”, lembrou Dom Anuar.

Após a cerimônia milhares de fiéis passaram pela frente da gruta, para reverenciar a imagem. “Sou devota de Nossa Senhora Aparecida, já alcancei muitas graças e não poderia deixar de dedicar um dia para agradecer”, afirmou a diarista Célia Silva que veio de Paiçandu para acompanhar a cerimônia de entronização.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada ao Parque do Ingá pela primeira vez em 10 de outubro de 1971, foi restaurada por Everaldo de Castro e entronizada na nova gruta no dia 5 de junho passado. Duas semanas depois vândalos destruíram a cúpula de vidro e danificaram a imagem, que foi recolhida e novamente restaurada. Novamente Castro fez a restauração, sem cobrar pelo serviço e o Gabinete do Prefeito levantou o valor para instalar a cúpula de vidro blindado.