AÇÃO SOCIAL

Maringá será beneficiada no Programa Estadual de Mata Ciliar

Maringá será uma das cidades do norte do Paraná a serem beneficiadas no Programa Estadual de Mata Ciliar.

Nesta etapa, 42 municípios e nove cooperativas e instituições serão contemplados com a entrega de 51 viveiros para produção de mudas.

O secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, José Croce Filho, recebeu o benefício hoje (21), às 15 horas, em Londrina.

O programa tem como meta o plantio de 90 milhões de árvores nativas nas margens dos principais rios, córregos, mananciais de abastecimento e reservatórios de usinas hidrelétricas.

Desenvolvido pelo Governo Estadual, o Programa de Mata Ciliar conta com a parceira de prefeituras, cooperativas e instituições públicas e privadas na maior iniciativa de recuperação de matas ciliares da história.

O governo investiu cerca de R$ 500 mil na aquisição dos viveiros que possuem capacidade para produzir 100 mil mudas por ano.

Outros R$ 6 milhões foram investidos na aquisição de viveiros para 250 municípios já em fase de produção e para a reestruturação de 19 viveiros do estado.

Os recursos são do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA).

A fiscalização da produção de mudas nos viveiros será feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o planejamento para o plantio nas áreas a serem recuperadas, por técnicos da Emater e municipais.

Pmm