TRÂNSITO

Semáforo da Duque de Caxias com a Tiradentes passa a ter três fases

A Secretaria dos Transportes do município (Setran) está realizando, em caráter experimental, ajustes nas fases do semáforo no cruzamento da avenidas Duque de Caxias com a Tiradentes.

O semáforo, que era ajustado em duas fases passou a ter três fases.

Com duas fases, o semáforo abria para os veículos simultaneamente nas duas vias (ida e vinda - nas avenidas Tiradentes e Duque de Caxias).

Agora, passou a ter duas fases distintas para a Duque de Caxias e uma fase única para a Tiradentes.

Com isso, os veículos que estão na Duque de Caxias e vão fazer a conversão à esquerda estarão protegidos.

Os condutores de veículos que estiverem na avenida Tiradentes e fizerem a conversão à esquerda, deverão dar preferência aos veículos que vierem no sentido contrário.

Essas mudanças se tornaram necessárias em função do grau de severidade que esse cruzamento atingiu, ou seja, no ano passado, este cruzamento estava em 9º lugar como ponto crítico de acidentes de trânsito e, neste ano, passou para segundo lugar.

Foram registrados, neste ano, 16 acidentes no local, inclusive com a morte de duas mulheres, no mês de abril, por atropelamento.

No cruzamento da avenida Duque de Caxias e Tiradentes também foi feita a repintura nas faixas para pedestres e a pintura do "yellow box" (área do cruzamento onde os veículos não podem parar).

Ao lado do semáforo foi instalada uma placa indicando os "três tempos" e outra placa na Tiradentes com os dizeres: "Ao virar à esquerda, pare".

De acordo com o secretário dos Transportes do município, Valdir Pignata, a administração Silvio Barros não tem medido esforços para preservar vidas no trânsito.

"Estamos estudando todos os pontos de riscos e vamos continuar acompanhando.

Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Nossa meta é zerar o número de mortes no trânsito".

Informações sobre o assunto poderão ser obtidas na Gerência de Engenharia e Tráfego do município pelo fone 3901-1717 com Gilberto Purpur.

Pmm