ECONOMIA

Jovens empresários mostram carga tributária de produtos

Neste sábado (dia 17) os moradores de Maringá e região terão a oportunidade de saber quanto pagam de imposto em diversos produtos. Isso porque será realizado o “Varal do imposto” pelo Copejem, o conselho de jovens empresários da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

Segundo o presidente do Copejem, Cezar Luiz Bettinardi Couto, o principal objetivo será mostrar o percentual de impostos pago ao governo para que a população cobre a boa utilização do dinheiro público. Os visitantes poderão ver, expostos num varal de produtos, que a carga tributária do feijão, por exemplo, é responsável por 18% do preço final. Já o açúcar tem 40% de tributação e o café, 36%. Num xampu que tem o preço de venda de R$ 4,48, praticamente a metade do valor - R$ 2,34 – é de tributação. Mais de 30 exemplos de produtos e sua tributação serão expostos.

O evento será realizado no estacionamento anexo à praça Raposo Tavares, das 9 às 12 horas.

Sobre o evento

O Feirão do Imposto foi criado em 2003, em Joinville, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e se tornou uma ação nacional desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

Neste sábado, o Feirão será realizado simultaneamente em diversas cidades brasileiras. Em Maringá, o evento foi realizado pela primeira vez em 2004, sendo que a última edição aconteceu na Maringá Liquida em agosto deste ano.

Mais informações no www.feiraodoimposto.com.br, e www.conaje.com.br. Os interessados podem participar também de um abaixo-assinado com o objetivo de reduzir a carga tributária no Brasil. O site é o www.brasileficiente.org.br.