POLÍTICA

Câmara rejeita aumentar número de vereadores

A Câmara de Maringá permanecerá com 15 parlamentares. Em votação realizada na tarde desta terça-feira (13), 11 vereadores votaram contra o projeto que previa o aumento para 21 cadeiras no legislativo maringaense.

Apenas quatro votaram favoravelmente à proposta: John Alves (PMDB), Luiz do Postinho (PRP), Manoel Sobrinho (PCdoB) e Mário Verri (PT). Para que a proposta fosse aprovada, eram necessários pelo menos 10 votos.

No início da discussão do projeto, boa parte dos parlamentares eram favoráveis ao aumento, porém, devido a pressão popular muitos vereadores mudaram de opinião e passaram a apoiar a permanência de 15 cadeiras na Câmara.

Também foram votados mais duas emendas que estabeleciam novos número de parlamentares a partir das próximas eleições municipais. A proposta apresentada por Manoel Sobrinho (PCdoB) estabelecia 23 vereadores foi rejeitada por 12 votos a 3.

Já a emenda de Marly Martin (DEM) que reduzia para nove vagas teve seis votos favoráveis e nove contrários. Marly defendia a presença de 21 vereadores, mas apresentou emenda de redução como uma forma de protesto diante da pressão popular para manter o atual número.

Gazeta