SAÚDE

COMBATE À DENGUE: Saúde prossegue trabalho de prevenção nos bairros

Mesmo com o tempo chuvoso desta segunda-feira, dia 20, equipes de agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde reiniciaram nesta semana o trabalho de combate à dengue nos bairros de Maringá.

Ao contrário da "operação arrastão", desenvolvida na última sexta-feira ­ quando foram confirmados 38 casos e autuados 26 proprietários de residências da Vila Operária e do Jardim Aeroporto ­ o trabalho desta semana está sendo rotineiro e prioritário nas regiões onde já foram constatados focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Com base nesse critério, as equipes de 130 agentes estão distribuídas entre os bairros da Zona 7, Jardim laranjeiras, Campos Elíseos, Jardim Monções, Jardim América, Jardim Universitário e parte do Conjunto Borba Gato.

"Estamos realizando visitas de inspeção e orientando os moradores a evitar a manutenção de vasos de plantas e outros objetos com água parada dentro de casa ou nos quintais.

Quem não seguir as medidas preventivas e permitir o surgimento de focos será considerado reincidente e poderá ser multado nas próximas visitas", enfatiza o o supervisor da equipe da Vigilância

Ambiental, Arnaldo Lima Costa.

A multa de R$ 66,07 ­ estabelecida para os moradores "relapsos" - foi decidida pela Secretaria Municipal da Saúde em função do aumento verificado no número de notificações de casos de dengue em Maringá.

Neste ano, já foram notificados 208 casos por suspeita de dengue na cidade.

Desse total, 70 casos foram confirmados, mas sem o registro de óbito.

Pmm