AÇÃO SOCIAL

7º Colóquio de moda terá abertura oficial neste domingo

O Cesumar será sede, a partir do próximo domingo (11), de um grande evento nacional: o 7º Colóquio de Moda, o maior encontro científico de moda do Brasíl, O evento segue até o dia 14 com extensa programação, contemplada pela presença de profissionais, pesquisadores e estudantes de moda de várias partes do mundo.

O Colóquio contará com minicursos, mesas redondas, Grupos de Trabalho (GT's), lançamentos de livros, entre outros. Para agitar os participantes, no dia 13, acontecerá no Pólo Club Bar, uma festa com a presença dos vocalistas da Banda Mais Bonita da Cidade, que prometem fazer jus a importância do evento.

O Colóquio já passou por cidades como Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Novo Hamburgo (RS), Recife (PE) e São Paulo, Capital. Para esta sétima edição em Maringá, o evento já conta com mais de 1000 participantes inscritos.

Góya Lopes, Laura Novik e Alessandra Vaccari são alguns nomes inseridos na programação. Alessandra Vaccari é pesquisadora da Faculdade de Design e Artes da Universidade de Veneza, onde ensina história e teoria da moda. Goya Lopes é artista plástica, criadora e empresária das marcas Didara (referência afro brasileira) e Goya Lopes (design brasileiro). Atualmente é diretora do Sindvest/SSA e diretora da Abdesign. Além de membro do Grupo de Trabalho para criação do Colegiado Setorial de Moda, delegada da Pré-Conferência Setorial de Moda e da Conferência Nacional de 2010. E Laura Novik é curadora de Inteligência de Consumo e Mercado do IXEL Moda. Também atua como consultora de moda especializada em análises de tendências, comunicação e desenvolvimento de coleções.

Paralelo ao Colóquio, ocorre o VI Fórum das Escolas de Moda, com a participação de coordenadores de cursos de moda de todo o Brasil. A programação do Fórum ocorre domingo, das 8 às 18 horas. Já a abertura oficial do Colóquio será às 19h30, no auditório Dona Etelvina, seguida de uma palestra performance de Hélio Leite, denominada "O pregador de botões". Hélio é um dramaturgo e anda pelo mundo com o teatro e museu de miniaturas. É cofundador do Museu do Botão e da Associação Internacional dos Colecionadores de Botão.