SEGURANÇA

Fase para pedestre nos semáforos passa a ser permanente

A fase para pedestre nos semáforos da avenida São Paulo passou a ser permanente.

Em caráter experimental há duas semanas, o novo sistema foi aprovado e é inédito em Maringá.

Agora, o pedestre poderá fazer a travessia com maior tranqüilidade e segurança em sete cruzamentos da avenida São Paulo, no trecho compreendido entre avenida Tiradentes e rua Tamandaré.

De acordo com o gerente de engenharia e tráfego do município, Gilberto Purpur,o projeto deverá estendido às avenidas São Paulo, Bento Munhoz da Rocha Netto, Prudente de Moraes, Herval, Duque de Caxias e Paraná.

O objetivo é reduzir o número de atropelamentos nesses cruzamentos considerados de risco.

De acordo com a coordenadoria de Estatística de Trânsito do município das 27 mortes por acidentes de trânsito, 12 são por atropelamentos.

De acordo com o secretário dos transportes do município, Valdir Pignata, a administração Silvio Barros está priorizando a vida em todas as situações e salvar vidas no trânsito é a uma das grandes preocupações.

"A implantação dessa fase para pedestre no semáforo vem respaldar a preocupação da administração em preservar vidas e vai aumentar a garantia do cidadão ao que lhe é de direito.

O número de mortes no trânsito já diminuiu, mas queremos zerá-lo".

Pignata também reforçou que a redução do número de acidentes no trânsito precisa ser efetivada em caráter de urgência.

"Estamos discutindo e colocando em prática todas as ações nesse sentido".

O secretário também destaca que a Setran, em parceria com diversos segmentos da comunidade, vai continuar realizando as campanhas, blitze educativas e o trabalho de fiscalização.

Pmm