AÇÃO SOCIAL

Ação em conjunto garantiu acolhimento de moradores de rua no dia mais frio do ano

Uma ação em conjunto da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Provopar de Maringá e Corpo de Bombeiros garantiu o acolhimento de moradores de rua na madrugada de quarta para quinta-feira (4). Ao todo 56 pessoas amanheceram no Albergue Santa Luiza de Marilac. Quatro equipes do Arrastão de Solidariedade abordaram todas as pessoas que estavam nas ruas. A maioria foi para o albergue, alguns foram para as próprias residências e 15 se recusaram.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, desde o início da semana, quando foi identificada a situação de emergência em relação a temperatura, o Serviço de Abordagem a Moradores de Rua intensificou as ações. “O trabalho de acolhimento é uma rotina da secretaria, mas no frio atuamos em regime de plantão e também contamos com parcerias para atender a população de rua”, contou.

O Provopar de Maringá e o Corpo de Bombeiros convocaram a população a arrecadar donativos para o dia mais frio do ano. A população doou roupas, cobertores, calçados e alimentos no Posto Central do Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Nivaldo do Rego, cerca de 50 pessoas trabalharam na última noite em regime de plantão. “Fizemos rondas pela cidade para acolher a população de rua e encaminhar para o albergue. Doamos roupas e cobertores para minimizar o frio”, explicou.

Ulisses Maia ressalta que o atendimento é constante, mas mesmo no frio ainda há pessoas que resistem em receber auxílio. “Ninguém de Maringá passa frio, fome ou dorme nas ruas por falta de atendimento do Poder Público. O que acontece é que 20% das pessoas que recebem atendimento recusam a ajuda e insistem em permanecer nas ruas, e a maioria por problemas com o uso do crack”, finaliza.

Contatos:

Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua 24 horas (44) 9103-5661.