TRANSPORTE

Novo sistema de transporte coletivo começa a ser implantado a partir deste sábado

Novo sistema de transporte coletivo começa a ser implantado a partir deste sábado
Começa a implantação do novo sistema de transporte coletivo.
A administração municipal, através da coordenação da Secretaria de Transportes, inicia neste sábado (16), às zero hora, o início da implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano de Maringá. A remodelação do sistema será realizada pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção, que venceu a licitação e terá que se adequar às exigências do contrato.

A partir de sábado os usuários do transporte coletivo já perceberão algumas melhorias do novo sistema, entre elas novos ônibus, novo sistema de bilhetagem eletrônica e desconto na tarifa nos horários entre picos.

Para atender as exigências da licitação municipal, a TCCC adquiriu 72 carros zero quilômetro, que apresentam um novo layout de pintura. Ao todo estarão circulando em Maringá 267 carros, com idade média de uso de 1,9 anos, para atender a demanda dos usuários.

Todos os veículos já estão equipados com o novo e atual sistema de bilhetagem eletrônica, que trará mais agilidade e comodidade ao usuário. Os carros da frota também já estão equipados com aparelhos GPS, que permitirão uma fiscalização mais efetiva do sistema que será controlada pela Setran. Com esse sistema será possível constatar, por exemplo, o trajeto das viagens, atrasos, excessos de velocidade, desvios de itinerário, situações de emergência e/ou perigo do carro e criar banco de dados para a elaboração das mais variadas tabelas favorecendo os usuários.

Outro benefício imediato será o desconto na tarifa, válido para os períodos entre picos, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Nestes horários, todos as pessoas que utilizarem o transporte coletivo, fazendo uso do Cartão Passe Fácil (magnético), pagarão somente R$ 1,87.

Próximos benefícios

A Secretaria de Transportes já está elaborando a implantação de 100 novos pontos de venda de créditos e cartões, que devem estar em funcionamento dentro dos próximos 60 a 90 dias. “Hoje temos somente seis pontos de venda. Os novos pontos, exigidos pelo novo sistema, trarão bastante facilidade para os usuários”, diz o gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo.

Também nos próximos dias, a Setran - administradora do novo sistema - desenvolverá a aferição e o acompanhamento dos novos equipamentos instalados nos ônibus.

Quanto à implantação de novos horários e a correção de itinerários, o gerente de transporte coletivo explica que essas melhorias terão início a partir da confiabilidade das informações dos equipamentos implantados. “O aumento da oferta de horários será procedido linha por linha, adequando-as ao compromisso de que ninguém espere mais do que 20 minutos nos horários de rush e nem mais do que 30 minutos nos horários entre os rushes, desde que a demanda assim justifique”, informa Menegazzo.